Professores com provas mal corrigidas ainda vão ter de esperar para saber novos resultados

Na sexta-feira, Iave disse que a correcção de erros de classificação nas provas de professores já tinha sido efectuada. E os professores ficaram à espera. Agora Iave esclarece que divulgação das notas só acontecerá no final do processo de reapreciação, que ainda decorre.

Foto
Iave disse neste domingo que “todos os casos foram resolvidos, mas só após a conclusão do processo" os resultados serão divulgados Fernando Veludo

Quando Rita André entra na plataforma da Direcção-Geral da Administração Escolar para ver a nota que teve na Prova de Avaliação de Capacidades e Conhecimentos (PACC), o valor que lá aparece continua a ser 2,5. Mas pelas suas contas, devia ser 70. Isto numa escala de 0 a 100. O Instituto de Avaliação Educacional (Iave) diz que as correcções dos erros de classificação detectados serão, a seu tempo, divulgadas.

Tal como o PÚBLICO noticiou na sexta-feira, Rita é uma das 19 docentes que viram a sua PACC ser avaliada à luz de critérios errados: fez a prova cujo enunciado tinha o código 1000 02 mas o teste foi corrigido como se fosse o exame 1000 01. A reclamação que encaminhou ao júri nacional da PACC foi divulgada na sexta-feira no blogue de Educação de Arlindo Ferreira.

Contactado então pelo PÚBLICO, o Iave fez de imediato saber que existiam 19 situações em que, tal como aconteceu no caso de Rita, havia sido "identificada uma troca da chave de resposta, o que representa 0,19% do total de provas classificadas e validadas”. O Iave garantiu ainda: “A verificação e correcção de situações como a descrita foram já efectuadas para todas as provas. Trata-se de um processo de rotina em operações desta natureza. Assim, alguns dos casos atrás referidos foram registados e já estão corrigidos, sem qualquer intervenção do candidato.”

Perante isto, Rita ficou à espera que na plataforma informática da qual constam os seus dados a correcção fosse feita. Mas não foi, até este domingo à tarde. “Não recebi nenhum email dos serviços. A minha nota não foi corrigida. E na lista de professores aprovados na PACC continua a não estar o meu nome”, diz esta docente de Matemática.

De novo contactado pelo PÚBLICO, o Iave esclareceu neste domingo por escrito que “todos os casos foram resolvidos, mas só após a conclusão do processo, e de acordo com o Guia da Prova, o Iave irá publicar os resultados das reapreciações”.

As regras mandam que os professores que se sintam prejudicados façam primeiro um pedido de consulta da prova, pelo qual pagam 15 euros. E que só depois solicitem a reapreciação (20 euros). Esta pode ser pedida "nos cinco dias úteis seguintes ao da recepção da reprodução da prova", o que quer dizer que o prazo ainda decorre. 

Para além da correcção da nota, Rita André quer que a lista que foi tornada pública com os nomes dos professores aprovados na PACC seja alterada. Diz que é a sua imagem pública enquanto professora competente que está em causa, se o seu nome não aparece lá. “Na escola onde tenho contrato até final de Agosto toda a gente sabe que fiz a prova.”

O Iave diz que tal será feito, uma vez mais, no final do processo.

A origem do erro terá estado na inscrição manuscrita, por parte dos professores que fizeram a prova, dos códigos da mesma. “A ocorrência do erro descrito é consequência de inconsistências no processo de digitalização das folhas de resposta decorrentes do reconhecimento automático da grafia dos próprios candidatos”, disse o Iave na sexta-feira.

A PACC destina-se a professores contratados com menos de cinco anos de serviço que queiram continuar a dar aulas. Foram validadas 10.200 provas. E 86% dos professores passaram.

Sugerir correcção
Comentar