Procuradora suspensa por ter deixado prescrever 19 processos

Magistrada pode ser afastada definitivamente da profissão após lhe ter sido instaurado um processo de inaptidão.

Foto
Há centenas de milhares de processos pendentes nos tribunais portugueses Rui Gaudêncio

Uma procuradora-adjunta corre o risco de ser afastada definitivamente da profissão porque deixou prescrever 19 processos, entre os quais figuram casos que envolvem menores e crimes de violência doméstica. Segundo a edição desta quarta-feira do Correio da Manhã, o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), este órgão instaurou um processo disciplinar por inaptidão à magistrada que actualmente está suspensa de funções.

O PÚBLICO confirmou que depois de ter analisado o trabalho da procuradora-adjunta entre Setembro de 2008 e Novembro de 2011, o CSMP conclui que, além de ter deixado vários processos sem movimento durante vários meses, a magistrada deixou ainda passar o prazo legal para a validação da constituição de arguidos. A procuradora terá conduzido processos como se tratassem de processos tutelares educativos e os acusados fossem menores, quando estes já tinham atingido a maioridade à luz da Código Penal e deviam assim ser alvo de processos-crime. Noutros casos, terá feito o contrário.Neste cenário, a magistrada recebeu a classificação de medíocre.

Fonte do CSMP explicou ao PÚBLICO que face à classificação de medíocre é sempre instaurado consequentemente um processo disciplinar por inaptidão. Além disso a mesma fonte sustentou que não se verifica actualmente um aumento dos casos de procuradores alvo de processo disciplinar por deixarem prescrever processos. Ao que o PÚBLICO apurou, a equipa de inspectores que avalia os magistrados foi reforçada no último ano o que possibilitou um maior escrutínio sobre os magistrados.

Inconformada com a suspensão, a procuradora interpôs uma providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo (STJ), pedindo para retomar o trabalho enquanto o processo disciplinar prossegue, mas os juízes recusaram, pelo que continua fora de funções.

“A produtividade extremamente reduzida, o desempenho funcional descuidado, os atrasos relevantes em processos urgentes e de risco, a somar às apontadas deficiências técnicas, são índices de que a continuidade da requerente em funções é danosa para os cidadãos e compromete a regular administração da justilça”, justificam os juízes no acórdão do Supremo Tribunal Administrativo.

Em sentido inverso, o  STJ aceitou na semana passada a providência cautelar interposta pelo magistrado José Lemos, do Ministério Público de Braga, que contestou os cinco meses de suspensão aplicados pelo CSMP, por ter deixado prescrever 33 processos.

Sugerir correcção
Comentar