Primeiros 30 refugiados devem chegar a Portugal no fim do mês

Informação foi dada pelas autoridades italianas ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Foto
Na Turquia já há 400 mil sírios divididos em 20 campos de refugiados DIMITAR DILKOFF/AFP

O primeiro grupo de refugiados, composto por 30 pessoas, deve chegar a Portugal no final de Novembro, disse fonte oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A mesma fonte adiantou que o SEF recebeu esta quinta-feira à tarde indicações das autoridades italianas sobre a possibilidade de no final do mês chegar a Portugal o primeiro grupo de refugiados, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados na União Europeia.
Segundo o SEF, o perfil dos 30 refugiados ainda não é conhecido, estando ainda o serviço de segurança a aguardar mais pormenores sobre quem compõe este grupo.

O primeiro grupo de refugiados é aguardado em Portugal já há algum tempo, estando este processo a ser trabalhado pelas autoridades italianas, pelo que a calendarização da chegada a Portugal "estará sempre directamente relacionada com a capacidade dessas entidades no processamento dos pedidos e na organização dos processos para distribuição pelos outros Estados-membros", tinha esclarecido em Outubro o SEF.
Portugal vai receber, ao abrigo do Programa de Relocalização de Refugiados, cerca de 4.500 pessoas nos próximos dois anos.
 

Sugerir correcção
Comentar