Primeiro caso de novo coronavírus confirmado em França

Novo vírus que dá sintomas semelhantes aos de uma gripe chega de forma mais rápida aos pulmões e afecta os rins.

Foto
Os artigos de higiene são dos mais necessários Enric Vives-Rubio

O primeiro caso de um novo coronavírus, um vírus parecido com um outro que causa problemas respiratórios graves, foi confirmado em França numa pessoa que regressou recentemente de uma viagem aos Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde francês.

“É o primeiro caso deste tipo de vírus da família dos coronavírus a ser confirmado em França”, adiantou fonte do Ministério da Saúde francês, acrescentando que a pessoa foi hospitalizada e colocada em isolamento.

Os coronavírus são uma vasta família de vírus que inclui os que causam a gripe comum, mas também a síndrome respiratória aguda severa (SARS), que em 2003 matou cerca de 800 pessoas numa epidemia que alastrou sobretudo na Ásia. Os sintomas desta pneumonia atípica são febre, tosse, dificuldade de respirar e falta de ar. Os primeiros sintomas aparecem dez dias depois de se contrair a doença, de acordo com o que se sabe. O novo coronavírus está mais próximo de um coronavírus encontrado nos morcegos, que são, para já, uma potencial fonte primária do novo surto – pelo que se tem aconselhado precaução no contacto com animais.

O novo coronavírus, identificado pela primeira vez em Setembro de 2012 após a morte de um doente em Junho do mesmo ano, é, no entanto, diferente do que provocou a SARS, já que causa uma falência renal rápida e infecta mais rapidamente as células dos pulmões. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18 pessoas morreram em todo o mundo contaminadas por este vírus, 11 das quais na Arábia Saudita.

Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde aconselhou os cidadãos que viajarem para a península arábica a terem cuidados redobrados com a higiene das mãos e evitarem o contacto com animais, para prevenir o coronavírus, um vírus potencialmente fatal.

Sugerir correcção
Comentar