Euromilhões: português ainda não reclamou prémio de 190 milhões

Em Janeiro de 2015, o apostador vencedor perderá o direito a reclamar o prémio. Até ao início deste mês, os portugueses arrecadaram 4725 milhões de euros em prémios do Euromilhões.

Foto
Nem primeiro, nem segundo, nem terceiro prémios em Portugal Enric Vives-Rubio

O prémio de 190 milhões ganho por um apostador português do Euromilhões na sexta-feira continua neste domingo ainda por reclamar, confirmou ao PÚBLICO o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

De acordo com o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa houve desta feita um único totalista, sendo que é a 53.ª que um português ganha o primeiro prémio do Euromilhões.

Em Janeiro de 2015, o apostador vencedor perderá o direito a reclamar o prémio. A lei prevê que passados 90 dias caduca a possibilidade de reclamar o montante ganho, sendo que o mesmo reverte depois para a SCML.

Não seria a primeira vez que tal aconteceria. De acordo com o portal Euro-Millions.com, que se dedica à recolha e à divulgação dos resultados das apostas no Euromilhões, existem dezenas de milhões de euros em prémios que não foram reclamados na Europa porque os “jogadores perderam os seus bilhetes, danificaram-nos ou simplesmente não verificaram os seus números”.

Até agora, o maior prémio que ficou por reclamar diz respeito a um bilhete registado no Reino Unido. O prémio de jackpot no valor de 63,8 milhões de libras (80 milhões de euros) foi enviado, por isso, para o Fundo de Boas Causas. No ano passado, esse fundo já tinha beneficiado de mais de 12 milhões de libras em prémios não reclamados.

Mas não é só no caso dos prémios do Euromilhões que apostadores com sorte perdem as fortunas por falta de atenção aos resultados.

Em Outubro de 2012, um apostador da área metropolitana do Porto preencheu um boletim do Totoloto, pagando mais para apostar também no Joker. Os números mágicos do boletim davam-lhe direito a mais de 13 milhões, mas por azar, o apostador nem deu conta de que tinha ganho o que muitos cobiçavam.

O boletim, que dá direito ao prémio de 190 milhões e cujos números saíram esta sexta-feira, foi registado no distrito de Castelo Branco. O jackpot iguala o maior prémio de sempre distribuído por este jogo, criado em Fevereiro de 2004. Em Agosto de 2012, um casal britânico arrecadou igual montante.

Porém, o apostador (ou o grupo de apostadores) não terá direito à totalidade dos 190 milhões. Isto porque em todos os prémios acima de 5000 euros o Estado retém 20%, pelo que neste caso ficará com 38 milhões. Os restantes 152 milhões são o prémio líquido efectivamente ganho pelo vencedor. A SCML apoia os apostadores vencedores através de um serviço gerido pelo Grupo de Apoio ao Alto Premiado. Um dos serviços consiste no apoio psicológico. 

A chave vencedora do concurso desta semana (85/2014) integra os números 3, 9, 20, 30, 42 e as estrelas 1 e 6.

Até ao início deste mês, os portugueses arrecadaram 4725 milhões de euros em prémios do Euromilhões.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários