Português preso em Espanha por suspeitas de ligação ao Estado Islâmico

Na operação foram detidas 10 pessoas que alegadamente recrutava novos membros para o EI.

Foto
Rede recrutava sobretudo mulheres AFP PHOTO / HO / YOUTUBE

Um português foi detido neste domingo numa operação policial, realizada em Espanha e Marrocos, destinada a desmantelar uma rede internacional de captação de jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico, que operava sobretudo nestes dois países, anunciou a polícia espanhola em comunicado.

Durante a operação foram detidas 10 pessoas - quatro em Espanha e seis em Marrocos. "Os detidos em Espanha são duas mulheres de nacionalidade marroquina e dois homens: um deles de origem marroquina com nacionalidade espanhola e outro, um muçulmano convertido, de nacionalidade portuguesa. Todos formavam parte activa de uma rede com dimensão internacional que operava principalmente em Espanha e Marrocos", indicou a polícia.

Segundo as autoridades espanholas, "os detidos desempenhavam um papel dinâmico na radicalização e recrutamento de novos membros do DAESH [acrónimo árabe para o autodenominado Estado Islâmico], principalmente mulheres".

Os quatro detidos em território espanhol - incluindo o cidadão português - foram apanhados nas localidades de Toledo, Barcelona e Valência. A polícia espanhola não especificou onde foi detido o cidadão português, nem a idade ou o seu local de origem.

No comunicado divulgado neste domingo, a polícia especificou que a rede mantinha contacto com operacionais em zonas de combate, o que lhes "permitia dispor de dados em tempo real das circunstâncias que facilitavam ou impediam a deslocação de voluntários para engrossar as fileiras do DAESH".

Sugerir correcção
Comentar