Português detido em Londres por suspeita de terrorismo

Quatro homens foram detidos pelas autoridades britânicas por suspeita de “preparação ou instigação de actos de terrorismo” na Síria.

Foto
As detenções foram feitas na última quinta-feira em Londres AFP

As autoridades britânicas anunciaram na passada quinta-feira a detenção de quatro homens que estarão ligados a actividades terroristas na Síria.

O diário The Independent avançava que um dos suspeitos era um cidadão de nacionalidade portuguesa, que terá 33 anos e foi detido quarta-feira no aeroporto de Gatwick.

Miguel Guedes, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), confirmou ao PÚBLICO que “as autoridades britânicas detiveram a semana passada um cidadão com nacionalidade portuguesa suspeito de envolvimento com um grupo terrorista”.

Sem adiantar mais pormenores, o porta-voz do MNE refere que sobre este caso apenas pode dizer que “está a ser investigado e que as autoridades portuguesas estão em contacto desde o inicio com as autoridades britânicas”.

De acordo com os dados divulgados pela polícia aos meios de comunicação social, no âmbito da mesma investigação foram detidos outros três homens, de 18, 22 e 31 anos, na madrugada de quinta-feira, em moradas diferentes da zona leste de Londres. Estes detidos juntam-se a dois outros já formalmente acusados e que deverão ser julgados no final deste ano: Jubayer Chowdhury, detido em meados de Novembro no aeroporto de Heathrow, e Shajul Islam, um médico de 26 anos detido em Outubro no aeroporto de Heathrow. 

A operação policial está relacionada com a investigação do rapto de um fotógrafo britânico na Síria. Os detidos são suspeitos de pertencer a um grupo extremista que raptou o fotógrafo Jonh Cantlie e o seu colega holandês Jeroen Oerlemans durante uma semana.

Sugerir correcção
Comentar