Autoridades procuram no Canal da Mancha arrastão com português a bordo

Pescador da Póvoa de Varzim é um dos quatro tripulantes da embarcação que está desapareceu na quarta-feira.

Foto
O arrastão registado na Bélgica pertence a um armador holandês DR

Um pescador português, da Póvoa de Varzim, está desaparecido desde quarta-feira à noite, altura em que se perdeu o contacto com o arrastão em que trabalhava perto de Dover, no Canal da Mancha. Esta quinta-feira apareceu uma balsa pertencente à embarcação numa praia de Bolonha, na costa francesa. A bordo seguiam ainda dois holandeses, um deles o mestre, e um belga.

Segundo a Rádio Onda Viva, da Póvoa de Varzim, o português é Américo Martins. A informação foi confirmada a este órgão de comunicação social local pelo pai do pescador, José Martins. A nora foi informada quarta-feira à noite pelo armador e pai do mestre, que revelou ter perdido o contacto com o arrastão de cerca de 40 metros e pediu-lhes que se preparassem "para o pior".

Segundo o jornal The Guardian, as buscas foram retomadas esta quinta-feira, mas estavam a ser dificultadas pelo mau tempo no mar. De manhã, a polícia francesa confirmou que uma balsa encontrada em Boulougne sur Mer, a sul de Calais, pertencia ao arrastão Z-85.

O último sinal da embarcação foi registado a 15 milhas náuticas a sudeste de Hastings, Inglaterra, em condições de mar duras, com ondas grandes e vento forte. Mas nenhum pedido de socorro chegou às autoridades.

Para além de meios de socorro no mar e no ar, as buscas contam com o apoio de outros arrastões belgas e holandeses que navegam naquelas águas.

Em menos de duas semanas, este é o segundo acidente no mar envolvendo pescadores da Póvoa de Varzim. As autoridades portuguesas ainda não têm qualquer sinal dos cinco homens desaparecidos na sequência do naufrágio do Santa Maria dos Anjos, a 14 de Janeiro, ao largo da Praia das Maçãs, em Sintra.

Sugerir correcção
Comentar