Portugal entre os melhores países do mundo para se ser mãe

Relatório da organização Save the Children valoriza critérios como a saúde materna ou o nível de educação das mulheres. Portugal surge em 13.º numa lista de 176 países.

Foto
Finlândia, Suécia e Noruega ocupam os primeiros lugares do ranking Reuters

Portugal ocupa o 13.º lugar num ranking dos melhores países para se ser mãe, elaborado pela organização não-governamental Save the Children. A lista de 176 países é feita com base em critérios como as condições de saúde materna, as taxas de mortalidade infantil ou o nível de educação, o salário médio e a participação política das mulheres em cada um destes países.

Cerca de 30% do Parlamento português é ocupado por mulheres, as portuguesas estudam durante uma média de 16 anos e recebem 16 mil euros ao ano. Para além disso, taxa de mortalidade infantil — de crianças com menos de cinco anos — situa-se nas três mortes por cada mil crianças. São estes os critérios que, de acordo com o relatório The Save the Children’s State of the World’s Mothers Report, colocam Portugal nos primeiros lugares da lista.

Finlândia, Suécia e Noruega ocupam os primeiros lugares do ranking, enquanto Serra Leoa, Somália e a República Democrática do Congo são os piores países para se ser mãe.

O relatório deste ano centra-se sobretudo na questão da mortalidade infantil no primeiro dia de vida. De acordo com o estudo, a cada ano morrem três milhões de bebés antes de completarem o primeiro mês de vida e, desses, um terço morre exactamente no mesmo dia em que nasce. As complicações relacionadas com nascimentos prematuros são a principal causa de morte no primeiro dia, sendo responsáveis por 35% dos casos.

O continente africano é a única região do mundo em que este tipo de mortalidade infantil não desceu nos últimos anos. O estudo avança ainda que os bebés nascidos em países em desenvolvimento têm sete vezes mais probabilidade de morrer no primeiro dia de vida, em comparação com os países industrializados.

Sugerir correcção
Comentar