Portugal e Eslovénia são os únicos países em que consumo de tabaco aumentou desde 2006

Só um terço dos portugueses tentou deixar de fumar, indica o último inquérito sobre as atitudes dos europeus face ao tabaco

Foto

Portugal e a Eslovénia foram os únicos países da União Europeia em que houve um aumento na proporção de fumadores face a 2006, revelam os dados do Eurobarómetro sobre as atitudes dos europeus perante o tabaco que foram divulgados esta sexta-feira.

Na comparação com 2012, data do último Eurobarómetro sobre "As atitudes dos europeus face ao tabaco", também se observou em Portugal um aumento na proporção de fumadores, igualmente em contraste com a tendência generalizada para o decréscimo do consumo de tabaco na União Europeia (UE). Em média, nos 28 Estados-membros, a proporção de fumadores passou de 28 para 26%, neste período de tempo, enquanto em Portugal se verificou o contrário.

As conclusões do inquérito indicam que haverá agora 25% de fumadores em Portugal, mais 2% do que no inquérito de há dois anos, mas o país continua, mesmo assim, bem longe daqueles onde o consumo de tabaco é mais elevado, como a Grécia (38% de fumadores) e a Bulgária (35%). Do lado oposto perfilam-se a Suécia e a Finlândia, com 11% e 19% de consumidores de tabaco, respectivamente.

Sublinhando que desconhece este estudo, o director-geral da Saúde, Francisco George, comentou apenas que é justamente para tentar diminuir o consumo de tabaco que Portugal está neste momento a mudar a legislação antitabagista. “Agora, são os deputados que vão decidir”, frisou.

Portugal destaca-se ainda  pela negativa nesta espécie de retrato europeu porque a percentagem de fumadores que afirmaram ter deixado o tabaco é substancialmente mais baixa do que a média da UE (apenas 12% contra 20%, respectivamente).

O país surge de novo mal posicionado neste inquérito quando se olha para os resultados das tentativas para deixar de fumar.  São muito menos os portugueses que dizem ter tentado largar o tabaco, pelo menos uma vez na vida - apenas 32%, contra mais de metade (59%) da média encontrada nos 28 países.

Na UE, foi na faixa etária dos jovens entre os 15 e os 24 anos que se verificou a maior redução no consumo de tabaco neste período de tempo. Em Portugal verificou-se também um decréscimo nesta faixa etária, enquanto se observou um aumento nos cidadãos entre os 25 e os 54 anos. É também maior a proporção de portugueses que diz ter começado a fumar antes dos 15 anos (21%) face à média da União Europeia (19%), apesar de se ter verificado uma ligeira diminuição em comparação com 2012.

A idade média em que os europeus começam a fumar, 17,6 anos, mantém-se inalterada, comenta, a propósito, o comissário europeu para a saúde e a segurança dos alimentos, Vytenis Andriukaitis. Para o comissário, os dados deste Eurobarómetro revelam “que a luta contra o tabagismo não está ganha, especialmente entre os jovens”.

Antecipando o Dia Mundial sem Tabaco, que se comemora no domingo, a Comissão Europeia divulgou os resultados deste inquérito feito pela empresa TNS Opinion & Social Network nos 28 países da UE, entre 29 de Novembro e 8 de Dezembro de 2014, e que se baseou em  27.801 entrevistas (em Portugal foram feitos 1002 inquéritos).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários