Porto e Coimbra lideram rede ibero-americana de universidades no número de centros de investigação

As duas instituições de ensino distinguem-se também entre as congéneres ibero-americanas pelo número de patentes internacionais.

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Paulo Pimenta

A Universidade do Porto (UP), com 61 centros de investigação, e a Universidade de Coimbra (UC), com 51, encabeçam a lista da RedEmprendia de universidades ibero-americanas com mais centros de investigação. Esta é uma das principais conclusões do estudo Análise da Actividade de Investigação + Desenvolvimento + Inovação + Empreendedorismo nas Universidades Ibero-americanas, que foi apresentado nesta quinta-feira no Porto.

A UP é ainda a segunda instituição com mais patentes internacionais registadas no período compreendido entre 2007 e 2010, com um total de 15, logo após a Universidade Politécnica de Valência. Também a UC se distingue pelo elevado número de patentes internacionais.

As universidades do Porto e de Coimbra são as representantes portuguesas neste estudo que considera 17 universidades, de seis países. A Universidade de Lisboa não foi incluída no estudo, por ter aderido à RedEmprendia mais tarde, na sequência da fusão deste estabelecimento de ensino com a Universidade Técnica de Lisboa.

Segundo a investigação conduzida pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Afonso Cruz, Portugal foi o país que mais investiu na área da Inovação e Desenvolvimento, em relação ao Produto Interno Bruto, no universo dos seis países analisados.

O pró-reitor para a Investigação & Desenvolvimento da Universidade do Porto, Carlos Brito, afirmou ao PÚBLICO que Portugal é "um dos países ou até o país que mais investe" nesta área, num valor que até duplicou em percentagem do PIB no período considerado pelo estudo: era de cerca de 0,7% em 2005 e foi de 1,59%, em 2010, precisou. Carlos Brito apontou um novo desafio às universidades portuguesas: a valorização económica e social do conhecimento.

Este relatório sobre a capacidade das universidades de fomentarem a criação de novos negócios foi o primeiro estudo sobre inovação e empreendedorismo nas universidades da RedEmprendia. A publicação foi assumida por esta rede universitária ibero-americana vocacionada para o intercâmbio entre instituições de ensino superior.

Texto editado por Álvaro Vieira

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