Politécnico proíbe praxes após hospitalização de alunos alcoolizados

Três alunos do Instituto Politécnico do Cávado e Ave foram parar ao hospital por consumo de álcool em excesso. Proibição vigora até final do ano lectivo.

Foto
A Comissão de Praxes admite que houve excessos “impossíveis de controlar” Ana Luísa Silva

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, proibiu a realização de qualquer acção de praxe no campus da academia, depois de na terça-feira três alunos terem sido hospitalizados por ingestão excessiva de álcool.

 

Fonte do IPCA disse nesta quarta-feira à agência Lusa que as acções de praxe estão proibidas até ao final do presente ano lectivo, sendo que oportunamente irá haver uma reunião para definir os moldes e as regras das praxes para o próximo ano.

Na terça-feira, três alunos do IPCA foram hospitalizados por causa da ingestão excessiva de álcool, durante um “rali das tascas” realizado no campus do instituto. A Comissão de Praxes e a Tuna da academia tinham agendado três dias, até quinta-feira, para “fazer lembrar” a recepção ao caloiro.

O presidente da Associação de Estudantes, Mário Ferreira, disse à Lusa que discordou destas acções de praxes, por considerar que este não era “o timing certo”, uma vez que se trata de época de aulas. “As praxes são importantes, mas há um período adequado para elas”, referiu.

Mário Ferreira garantiu que na terça-feira, além dos três alunos que tiveram de ir ao hospital, “havia muitos outros com sinais claros de consumo excessivo de álcool”.

“Pelo campus, havia garrafas de whisky e absinto espalhadas pelo chão, deve ter havido misturas e excessos e deu no que deu”, criticou.

A Lusa contactou o responsável máximo pelas praxes no IPCA, André Simões, que admitiu que, nestes eventos, “há sempre situações paralelas que são impossíveis de controlar”.

Para André Simões, “o que aconteceu é que algumas pessoas, a título individual, decidiram exagerar” uma situação “completamente à margem das orientações” da Comissão de Praxes. Disse ainda que os alunos que foram ao hospital “já estão bem”.

Fonte da direcção do IPCA sublinhou que “esta foi a primeira vez” que algo do género aconteceu durante uma praxe na academia.

 

 

Sugerir correcção
Comentar