Politécnico do Porto e Universidade de Stanford parceiros em pós-graduação

O curso já se realiza há 40 anos na Universidade de Stanford. Todos os anos, a instituição norte-americana escolhe dez escolas para parceria.

Foto
As aulas vão decorrer na Porto Design Factory

O Instituto Politécnico do Porto é o primeiro estabelecimento de ensino português escolhido pela Universidade de Stanford, Califórnia, para parceiro numa pós-graduação em Inovação de Produto.

As inscrições para a primeira edição do curso, que se inicia em Setembro e termina em Junho, estão abertas e as aulas vão decorrer na Porto Design Factory (PDF), estrutura recentemente criada pelo Politécnico do Porto e onde se desenvolvem projectos comuns às sete escolas do Instituto.

Ouvido pela agência Lusa, o coordenador da PDF, Rui Coutinho, explicou que todos os anos a Universidade de Stanford escolhe dez escolas superiores em todo o mundo e, na sua opinião, esta parceria é “muito relevante” por permitir trabalhar com uma das universidades “mais prestigiadas do mundo”.

Para Rui Coutinho, a colaboração com aquela academia norte-americana representa o “reconhecimento do talento” dos docentes do Politécnico do Porto e dos seus alunos. Acrescenta que as duas instituições “partilham a mesma metodologia e a mesma filosofia”.

Em comunicado, o Instituto Politécnico do Porto assinala que o curso, que agora chega a Portugal, já se realiza há 40 anos em Stanford e tem como objectivo preparar os alunos para “práticas de engenharia e design de inovação numa perspectiva de cooperação global”.

Os alunos vão trabalhar com as necessidades de empresas reais em termos de engenharia de produto, “desenvolvendo uma ou várias soluções que sejam concretizáveis”.

Embora o curso —que se intitula ‘ME310’ — vá decorrer na Porto Design Factory, os alunos vão ter a oportunidade de se deslocar duas vezes à Universidade de Stanford durante o período de formação.

A primeira edição desta pós-graduação vai integrar quatro equipas de sete alunos (quatro do Politécnico do Porto e três de Stanford) e as inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira na página de Internet do Instituto Politécnico do Porto.

Sugerir correcção
Comentar