Polícia inglesa alarga buscas na praia na Luz até dia 14

Investigadores da Scoland Yard vão permanecer no Algarve, pelo menos até ao dia 14. A tarefa não parece fácil.

Foto
Madeleine McCann desapareceu no Algarve a 3 de Maio de 2007 MIGUEL MADEIRA

Desvendar o caso Maddie, na praia da Luz, não parece ser tarefa fácil. A policia inglesa começou nesta quarta-feira a fazer escavações e vai continuar no Algarve mais tempo do que tinha previsto. As equipas de investigadores decidiram prolongar por mais uma semana o trabalho.

Os pedidos de colaboração às autoridades portuguesas tinham sido solicitados até à próxima segunda-feira, mas o prazo já foi alargado até ao próximo dia 14.  

O terreno, onde se suspeita que poderão vir a ser encontrados vestígios que conduzam à descoberta do que se passou com a menina inglesa,- desaparecida há sete anos -  está a ser inspeccionado com geo-radares em toda a sua extensão.

Durante esta a tarde, os investidores da Scotland Yard e os colegas da PJ tiveram as atenções concentradas numa zona limítrofe do terreno, próximo da zona urbana. Para afastar a curiosidade dos populares sobre o que possam vir a encontrar, montaram uma tenda para poderem fazer escavações à vontade. Abriram um buraco no chão, mas o que estava na terra não se sabe. Mas não parece ter sido relevante do ponto de vista policial.

Enquanto os repórteres captavam imagens de polícias, com carrinhos de mão a retirar terra, uma outra equipa de seis investigadores britânicos lançava uma outra frente de trabalho. De picaretas erguidas, cavaram em mais três locais. O espaço vai ser “batido” em toda a extensão. A polícia britânica assumiu a liderança da investigação e parece determinada a não deixar nenhuma ponta solta de um processo, que chegou a ser dado por terminado pela polícia portuguesa.

Novas informações, vindas de Londres, reabriram o processo. Por isso, os cães pisteiros ingleses estão de volta, mas desta vez quem define a estratégia são os britânicos, apoiados pela Policia Judiciária. Na primeira fase, a PJ investigava, a Scoland Yard apenas colaborava.

O programa das buscas é vasto. No meio de um campo cobertos de ervas daninhas secas, situado junto ao mar, estão sinalizados, com bandeiras amarelas, cerca de uma dezena de locais a inspeccionar. Nos próximos dias, deverão ser feitas escavações junto à ramagem de duas figueiras – locais onde o solo se apresenta menos compacto.

A praia da Luz está, de novo, no topo dos noticiários, embora não haja, por enquanto, qualquer novidade em relação ao desaparecimento da menina inglesa. O perímetro de segurança do local está  a cargo da GNR, usando o  patrulhando o cavalo e controlando todas as entradas e saídas no espaço transformado em campo experimental de investigação criminal. Os sapadores bombeiros também estão a colabora na limpeza do campo, bem como os serviços de higiene da câmara municipal de Lagos.  

      

 

Sugerir correcção
Comentar