Polícia britânica tem nova versão sobre desaparecimento de Maddie McCann

Programa da BBC vai fazer reconstituição do caso. Serão revelados retratos-robô de um suspeito.

Foto
Maddie desapareceu aos três anos e, se for viva, terá agora nove anos AFP

A polícia britânica concluiu que o desaparecimento de Madeleine McCann, em Maio de 2007, na Praia da Luz (Algarve), não ocorreu exactamente como se pensava. Há “mudanças significativas” sobre o que aconteceu na noite em que a menina que tinha então três anos desapareceu.

“O nosso trabalho mudou significativamente a sequência e a versão dos acontecimentos que foram tornados públicos até ao momento”, disse o inspector Andy Redwood, da Scotland Yard, citado pela BBC e pelo Guardian.

O inspector britânico falou na véspera da emissão do programa da BBC Crimewatch, que na segunda-feira à noite fará uma reconstituição do desaparecimento da menina britânica.

As autoridades portuguesas arquivaram o caso em 2008, mas a Scotland Yard iniciou uma revisão da investigação em 2011.

A polícia portuguesa tem colaborado na procura de novas pistas e, segundo o Guardian, seis investigadores de Faro têm feito interrogatórios pedidos pela polícia britânica.

A emissão do programa Crimewatch servirá para a polícia fazer um apelo à identificação de vários homens, que foram vistos perto da Praia da Luz, antes ou durante o dia 3 de Maio de 2007, em que Maddie desapareceu. E há um em quem as autoridades estão particularmente interessadas.

A polícia britânica não revelou quais são as novas pistas, mas o inspector Andy Redwood adiantou que está a concentrar-se no que terá acontecido entre as 20h30 e as 22h daquela noite.

“Sabemos que 20h30 foi a hora a que os McCann desceram para jantar no restaurante de tapas e sabemos que foi às 22h que a senhora McCann deu pela falta de Maddie”, explicou Andy Redwood.

A reconstituição terá uma duração de 25 minutos e será transmitida às 21h de segunda-feira.

A polícia espera que a transmissão desta reconstituição e os retratos-robô permitam o aparecimento de novas informações e criou um “gabinete de crise” em Hendon, no noroeste de Londres. O apelo será depois alargado à Alemanha e à Holanda.

A Scotland Yard interrogou 442 pessoas desde que iniciou a revisão da investigação e identificou 41 (15 das quais cidadãos britânicos) que são consideradas “de interesse”.

Segundo o Guardian, a polícia está igualmente a investigar dados de telemóveis de centenas de pessoas entre turistas, locais e funcionários do resort. Assim como está a identificar e a investigar vários predadores sexuais.

Sugerir correcção
Comentar