Polícia britânica revela retratos-robô de suspeito no caso Maddie McCann

Programa da BBC faz nesta segunda-feira a reconstituição do desaparecimento da menina que, se for viva, terá agora dez anos.

Fotogaleria
Fotogaleria

A polícia britânica revelou nesta segunda-feira dois retratos-robôs de um homem relacionado com a investigação do desaparecimento de Madeleine McCann, há seis anos, na Praia da Luz, no Algarve.

A Scotland Yard considera prioritário identificar este homem, cuja descrição foi dada por duas testemunhas diferentes, que o terão visto na Praia da Luz, a 3 de Maio de 2007, dia em que a menina, então quase a completar quatro anos, desapareceu.

O homem foi descrito como sendo “de raça branca, com idade entre os 20 e os 40 anos, cabelo castanho curto, estatura média e cara sem barba”, refere o comunicado da Scotland Yard.

“Estamos a pedir ajuda ao público. Embora este homem possa ser ou não uma peça-chave para desbloquear esta investigação, encontrá-lo e falar com ele é de importância vital para nós. Temos testemunhas que o colocam na área próxima do resort, perto da hora do desaparecimento de Madeleine”, explica o inspector-chefe Andy Redwood no mesmo comunicado.

A polícia acredita que os dois retratos-robô revelados são do mesmo homem.

Estes retratos serão também exibidos no programa da BBC Crimewatch, que será emitido nesta segunda-feira às 21h e que fará uma reconstituição do desaparecimento da menina inglesa.

"Esta está longe de ser a nossa única linha de investigação e haverá mais retratos-robô de outras pessoas que também temos interesse em identificar. Essas pessoas foram vistas no dia do desaparecimento de Madeleine ou nos dias anteriores", acrescentou ainda Andy Redwood.

Esta iniciativa surge numa altura em que a polícia britânica está convencida de que o desaparecimento de Madeleine McCann não ocorreu exactamente como se pensava. “O nosso trabalho mudou significativamente a sequência e a versão dos acontecimentos que foram tornados públicos até ao momento”, disse o inspector Andy Redwood, da Scotland Yard, citado pela BBC e pelo Guardian. Contactada pelo PÚBLICO, a Polícia Judiciária já fez saber que não vai comentar estes novos desenvolvimentos no caso.

Alguns tablóides britânicos, entre os quais o Daily Mirror, também estão a avançar que a polícia de Manchester deteve para interrogatório um homem que foi considerado “potencialmente significativo” para as investigações em curso.

O suspeito foi levado pela polícia para ser ouvido, já que numa festa terá confessado a um advogado que há poucas semanas viu a menina viva numa ilha do Mediterrâneo e que entrou mesmo em contacto com Maddie. O mesmo jornal adianta que a polícia apreendeu ainda alguns bens do homem, nomeadamente o computador que estava em sua casa e que se pensa ter dados relevantes.

As autoridades portuguesas arquivaram o caso em 2008, mas a Scotland Yard iniciou uma revisão da investigação em 2011. A polícia portuguesa tem colaborado na procura de novas pistas e, segundo o Guardian, seis investigadores de Faro têm feito interrogatórios pedidos pela polícia britânica.

A polícia britânica não revelou quais são as novas pistas, mas o inspector Andy Redwood adiantou que está a concentrar-se no que terá acontecido entre as 20h30 e as 22h daquela noite.

“Sabemos que 20h30 foi a hora a que os McCann desceram para jantar no restaurante de tapas e sabemos que foi às 22h que a senhora McCann deu pela falta de Maddie”, explicou Andy Redwood.

A polícia espera que a transmissão desta reconstituição e os retratos-robô permitam o aparecimento de novas informações e criou um “gabinete de crise” em Hendon, no Noroeste de Londres. O apelo será depois alargado à Alemanha e à Holanda.

A Scotland Yard interrogou 442 pessoas desde que iniciou a revisão da investigação e identificou 41 (15 das quais cidadãos britânicos) que são consideradas “de interesse”.

Segundo o Guardian, a polícia está igualmente a investigar dados de telemóveis de centenas de pessoas entre turistas, locais e funcionários do resort. Assim como está a identificar e a investigar vários predadores sexuais.

Notícia actualizada às 15h55: acrescenta posição da Polícia Judiciária


 
 
 

Sugerir correcção
Comentar