PJ detém ex-bancária que terá desviado 20 milhões de euros

Mulher de 57 anos angariava clientes a quem prometia juros elevados. O esquema colapsou já este ano.

Foto
A suspeita será presente neste sábado a um juiz AFP/DANIEL ROLAND

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta sexta-feira uma consultora financeira suspeita de ter desviado 20 milhões de euros de clientes do banco para o qual trabalhava, anunciou hoje aquela força policial.

Ana Mafalda Prazeres, de 57 anos e consultora do Banco Best, é suspeita de ter montado um esquema em pirâmide que passava por angariar clientes para aplicações financeiras com a promessa de juros elevados — chegava a prometer juros de 10% ao mês —, mas que eram pagos com o dinheiro de outros clientes. O esquema terá vingado durante anos, mas colapsou nos últimos meses quando vários clientes quiseram resgatar o dinheiro investido e não conseguiram fazê-lo.

A antiga bancária estava desaparecida desde o início deste mês e era procurada desde essa altura pela PJ de Lisboa, a quem chegaram várias queixas de clientes lesados. Para já, há pelo menos 20 vítimas identificadas, mas a Judiciária admite que possam ser mais. Segundo disse fonte daquela polícia à agência Lusa, a investigação vai continuar, havendo "a forte possibilidade de o prejuízo total causado aos lesados vir a ser superior", uma vez que o número de vítimas "está a aumentar".

Ana Mafalda Prazeres é suspeita dos crimes de abuso de confiança, burla qualificada e falsificação de documentos e será agora presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção. O Correio da Manhã avançou nas últimas semanas que entre os lesados há grandes empresários da construção e da hotelaria e pequenos clientes, que terão perdido tudo.

Sugerir correcção
Comentar