PJ desmantela esquema de tráfico de drogas sintéticas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem que desmantelou um “grupo sofisticado” que actuava no tráfico de grandes quantidades de drogas sintéticas produzidas na China e usava Lisboa como porta de entrada na Europa.

As drogas eram transportadas por via aérea da China para Portugal e depois seguiam por via terrestre para a Holanda. Para isso, o grupo usava “empresas de fachada” com sede em seis países europeus e dois asiáticos, que serviam para “iludir controlos alfandegários e policiais”, revela a PJ em comunicado.

Numa operação policial que decorreu entre Julho e Setembro, foram apreendidos quase 360 quilos de diversas substâncias que serviriam para fabricar drogas legais habitualmente comercializadas em .

As drogas, produzidas nos laboratórios chineses, eram transportadas para o Aeroporto de Lisboa como se fossem substâncias usadas no fabrico de produtos agroquímicos e químicos industriais, com documentos falsos.

Entre as substâncias apreendidas estão 81 quilos de mefedrona, 14 quilos de fluoranfetamina, cinco quilos de metilfenidato, 120 quilos de metilcatinona, entre outras.

Até agora, foram constituídos dois arguidos, de nacionalidade portuguesa, de 37 e 49 anos – um trabalhava como assistente administrativo e outro como gestor de empresas. Ambos estavam encarregues da empresa de fachada que levantava a mercadoria no Aeroporto de Lisboa. Ficaram sujeitos a termo de identidade e residência.


 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues