Perguntas e respostas sobre o cancro

Foto
Um linfoma DR

O que é o cancro?
A palavra cancro é utilizada para designar uma neoplasia maligna ou, se se usar a palavra tumor como sinónimo de neoplasia, para designar um tumor maligno. Às vezes usa-se também lesão maligna como sinónimo de neoplasia ou tumor maligno.

O cancro tem cura?
De forma simplificada pode dizer-se que os doentes com cancros diagnosticados numa fase precoce são curáveis em quase 100% dos casos, geralmente através de cirurgia ou endoscopia. Em contrapartida, a doença cancerosa avançada não é curável, embora seja muitas vezes possível controlá-la através da sua transformação numa doença crónica, graças a tratamentos cada vez mais personalizados.

Posso proteger-me contra o cancro?
Existem vários factores de risco para a ocorrência de cancro que são bem conhecidos e controláveis. Evitando esses factores de risco, estaremos a diminuir as hipóteses de vir a desenvolver cancro.

Quais os principais factores de risco?
Tabaco, obesidade e sedentarismo.

Qual a frequência da doença em Portugal?
A possibilidade de desenvolver um cancro ao longo da vida é de 50%. A de morrer de doença ocológica é de 25%. Anualmente são diagnosticados 40 a 45 mil novos casos no país. Entre 20 a 25 mil morrem de doença oncológica, a segunda causa de morte em Portugal, depois das doenças cerebro-cardiovasculares.

Quais os cancros mais comuns?
Nas mulheres, o cancro da mama, colorrectal, estômago e útero. Nos homens, cancro da pele, próstata, pulmão, colorrectal e estômago. Fonte: IPATIMUP
 

Sugerir correcção
Comentar