Passageiros de aviões aconselhados a apresentar receitas médicas em inglês ou francês

O instituto que regula a aviação diz que esta é uma sugestão que decorre das novas regras de segurança aplicadas à aviação civil
Fotogaleria
O instituto que regula a aviação diz que esta é uma sugestão que decorre das novas regras de segurança aplicadas à aviação civil David Clifford/PÚBLICO (arquivo)
Fotogaleria

O Instituto Nacional de Aviação Civil recomenda aos passageiros que levem as suas receitas ou declarações médicas escritas em inglês ou em francês, se precisarem de de transportar medicamentos líquidos na cabina dos aviões.

A sugestão do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) insere-se no âmbito das novas regras de segurança na aviação civil.

"Dependendo do país para onde se vá viajar, é recomendável que o atestado médico, ou a receita médica, seja, também, escrita em inglês ou francês", salienta o INAC.

Isto porque todos os medicamentos que se encontrem em estado líquido e que não possam ser transportados na bagagem de porão só poderão seguir na cabina se forem acompanhados por um atestado ou declaração médica, esclareceu o INAC numa nota divulgada ontem.

Nos casos em que a receita médica fica na farmácia, o INAC aconselha os passageiros a solicitarem ao médico que passe um atestado ou que fotocopiem previamente a receita.

No caso dos medicamentos injectáveis, é necessário "solicitar ao INAC, através de email, carta, fax, ou em mão, uma autorização especial para transporte da seringa e do medicamento a injectar como bagagem de cabina, apresentando para o efeito um atestado médico que comprove que o passageiro necessita do medicamento, assim como, mencionar o número do voo, data, companhia aérea, destino e identificação do passageiro", esclarece o instituto.

Os medicamentos sólidos, como comprimidos e pastilhas, não têm restrições nem requerem qualquer prescrição/atestado médico ou prova, acrescenta o INAC.

Sugerir correcção
Comentar