Pague quando puder

No eBay paga-se no momento da encomenda. Dá tempo ao vendedor para comprar o produto antes de o mandar. Na Amazon paga-se quando é expedida a mercadoria.

Desde os meus 19 anos que encomendo café à excelentíssima firma de H.R.Higgins, que nunca me desiludiu. Nos anos 80 escrevia-lhes uma carta a pedir cafés e eles mandavam-me os cafés com uma conta que eu pagava quando arranjava dinheiro. Não me conheciam de parte nenhuma mas confiavam, à inglesa, nos clientes.

Agora, com a Internet, eu pago primeiro e eles mandam-me os cafés no dia seguinte. Se não tiver dinheiro no cartão de crédito não posso encomendar. Hoje em dia tem de ser assim. A firma é familiar e entusiástica, mas deixou de poder arriscar.

Quem arrisca aristocraticamente é a Nespresso. Estou à vontade para elogiá-los porque deixei de ser cliente deles por ter voltado ao café em grão.

Encomendam-se as cápsulas que quisermos e eles entregam-nas muito rapidamente, sem cobrar os portes se comprarmos 200 cápsulas. Com as cápsulas vem a conta, que temos mais de um mês para pagar. Mesmo quando nos esquecemos, mandam uma carta simpática a lembrar-nos.

Permitem que se receba o café quando não se tem dinheiro e que se possa bebê-lo enquanto se arranja o dinheiro para pagar a dívida. São elegantes na cobrança. Até os advogados que nos escrevem depois de muito tempo de gazeta são civilizados. Não só não cobram juros: nem sequer cobram os selos.

É uma réstea de uma civilização já perdida.

Sugerir correcção
Comentar