Tony Neves eleito responsável dos Missionários Espiritanos em Portugal

Foto
Tony Neves, em 2004, ao lado do então arcebispo de Lubango, D. Manuel Franclin da Costa Foto: PÚBLICO

O padre Tony Neves, director de publicações dos Missionários Espiritanos e que esteve em Angola num dos piores períodos da guerra civil, foi eleito esta tarde provincial (responsável) dos Missionários do Espírito Santo, ou Espiritanos.

A eleição, para um período de três anos, foi já confirmada pelo superior-geral, em Roma, anunciou o porta-voz desta congregação missionária, padre António Moreira. O mandato é para três anos.

Tony Neves esteve em Angola entre 1989 e 1994 e, em resultado dessa experiência, publicou vários livros sobre a missão da Igreja Católica em África. No ano passado, concluiu o doutoramento sobre o impacto das intervenções da Igreja Católica no processo de paz em Angola.

Nascido em Foz do Sousa, Gondomar, em 1962, ordenado padre em 1989, Tony Neves tem-se dedicado também ao jornalismo, depois de se ter licenciado em Teologia e, mais tarde, em Comunicação Social.

O novo provincial dos Espiritanos foi também presidente da Missão Press, agência de informação de diversos institutos missionários e era actualmente coordenador dos Jovens Sem Fronteiras, uma organização não-governamental ligada aos Missionários Espiritanos. Faz parte também do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Igreja Católica, e da Equipa Ecuménica Jovem, que reúne representantes católicos e protestantes.

Em Portugal, os Missionários Espiritanos são actualmente cerca de centena e meia, incluindo os que estão a trabalhar em missões no estrangeiro.

Sugerir correcção
Comentar