Padre Álvarez benze crianças mexicanas com pistola de água

Atrair os mais pequenos à missa é o objectivo do padre mexicano cujas vestes estão decoradas com desenhos de super-heróis.

Padre Álvarez prepara-se para celebrar missa das crianças, em Ojo de Agua, Saltillo, Mexico
Fotogaleria
Padre Álvarez prepara-se para celebrar missa das crianças, em Ojo de Agua, Saltillo, Mexico Reuters
Sacerdote benze comunidade com água benta atirada de pistola de água
Fotogaleria
Sacerdote benze comunidade com água benta atirada de pistola de água Reuters
A primeira vez que usou a casula com super-heróis foi numa celebração com o bispo, que nada disse ao padre
Fotogaleria
A primeira vez que usou a casula com super-heróis foi numa celebração com o bispo, que nada disse ao padre Reuters
As roupas e a pistola têm como objectivo atrair fiéis
Fotogaleria
As roupas e a pistola têm como objectivo atrair fiéis Reuters
Fotogaleria
Nas missas que não são para crianças, o padre enverga vestes tradicionais Reuters

Em vez de uma cruz, as vestes brancas do padre Humberto Álvarez estão decoradas com imagens do Super-homem, do Batman ou do Homem Aranha. O pároco de Ojo de Agua, em Saltillo, México, veste-se de uma maneira diferente com o objectivo de atrair os mais pequenos à missa dominical. Com uma pistola de água, decorada com um terço de madeira, o padre dispara água benta.

A primeira vez que usou a casula, as vestes que os padres vestem para celebrar, com os super-heróis foi durante uma missa na Catedral de Santiago, o ano passado, e não recebeu qualquer crítica do bispo de Saltillo, Raúl Vera López. Por isso, o padre Álvarez decidiu voltar a usá-la.

"Havia um grupo de pessoas que me apoiava e que deixou de o fazer por causa da casula. Disseram-me: 'Padre, não estamos de acordo, não gostamos que faça uma caricatura daquilo que é sagrado' e foram-se embora", confessou o padre à revista Zócalo Saltillo, citada no espanhol ABC.es.

Álvarez escolheu aqueles super-heróis porque as suas histórias "falam de atitudes de luta e esforço, de conseguir vencer os medos, encontrar a paz e o perdão", explicou o sacerdorte, ordenado em 1999 e que, no dia-a-dia, veste calças de ganga, t-shirt e sapatilhas. Mas estes super-heróis não são nada como o filho de Deus: "Jesus foi diferente e procurou sempre a justiça, devemos seguir sempre o Seu exemplo", salvaguarda Álvarez que também pertence ao movimento de cidadãos Yo Soy 132, que defende a democratização do país e da comunicação social mexicana.

O padre, nascido em 1972, explica ainda porque usa uma pistola de plástico que lhe foi oferecida por uma criança: por causa do medo que os habitantes de Saltillo vivem devido aos tiroteios na cidade. Quando Álvarez usa a sua pistola durante a missa diz: "Eu vou disparar, mas só bençãos. Recebe esta água como sinal do Espírito Santo".

Até agora, o sacerdote está satisfeito com a estratégia para a missa das crianças. Quanto às outras celebrações, o padre guarda a sua casula dos super-heróis e veste uma mais tradicional.

Sugerir correcção
Comentar