Outubro chega em fim-de-semana com temperaturas de Verão

Foto
Faro e Leiria estão em aviso amarelo Foto: Pedro Cunha/arquivo

Se nas férias de Verão o sol não foi um elemento constante, agora que o Outono arrancou e no primeiro fim-de-semana de Outubro as temperaturas convidam a uma despedida da praia e há mesmo um distrito do país - Leiria - em aviso amarelo de calor.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, Leiria terá uma temperatura máxima de 31 graus Celsius (ºC) hoje. Já em Lisboa a máxima será de 30ºC e no Porto de 29ºC. No entanto, a zona mais quente do país será Braga, com a máxima a atingir os 32ºC.

O bom tempo deverá manter-se também no domingo, com Braga a ver a máxima subir para os 33ºC, Leiria para os 32ºC, Lisboa para os 31ºC e o Porto a manter-se nos 29ºC. Em Faro a máxima continuará a ser de 27ºC. E a próxima semana promete continuar a ser um prolongamento do Verão, com os termómetros a baterem nos 30ºC ou mesmo a ultrapassar estes valores em algumas regiões.

Da mesma forma, todas as regiões de Portugal estão hoje com um valor "muito alto" de radiação ultravioleta (UV), excepto a Horta, nos Açores. No nível "muito alto", o Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao sol. Estes cuidados devem vigorar entre as 12h00 e as 15h00.

E em termos de fogos, há dezoito concelhos de seis distritos de Portugal continental que apresentam hoje um risco máximo de incêndio. Os distritos de Viseu e Coimbra são os que apresentam o maior número de concelhos com risco máximo de incêndio (quatro cada um), seguindo-se os distritos de Leria e Castelo Branco (três cada um), Santarém (dois) e Faro (um).

Mas o calor nesta época não está a ser exclusivo de Portugal. O ar seco vindo sul da Europa está também a beneficiar o Reino Unido, que está a registar temperaturas de 27ºC – sendo destaque na imprensa britânica que o país está neste momento mais quente que o Havai, nos Estados Unidos, e com uma temperatura dez graus acima do normal para a época do ano. Em outros países europeus, como França, Espanha e Itália, os termómteros também estão a rodar os 30ºC.

Sugerir correcção
Comentar