Organização Mundial do Turismo mostra-se favorável à limitação das emissões de CO2

Foto
A indústria do turismo é, em parte, responsável pelo sobre-aquecimento do planeta mas também uma vítima Yiorgos Karahalis/Reuters

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), o francês Francesco Frangialli, mostrou-se hoje favorável a uma participação do transporte aéreo ao comércio de emissões de CO2 (dióxido de carbono), mas considerou exagerado o debate na Alemanha sobre a poluição causada pela aviação.

A Comissão Europeia propôs há alguns meses a integração das companhias aéreas na luta contra o sobre-aquecimento do planeta.

Se o transporte aéreo mundial limitar as suas emissões, isso deveria implicar o desenvolvimento e utilização de aviões menos poluentes, disse Frangialli numa conferência de imprensa do Salão Internacional do Turismo de Berlim.

No entanto, Frangialli considerou “um pouco exagerado” o debate na Alemanha, onde alguns começam a questionar se é preciso renunciar às férias em destinos longínquos, para evitar os aviões. “Mesmo que seja um pouco exagerado, é positivo (...). Pode ser que, finalmente, exista uma tomada de consciência”, acrescentou.

A indústria do turismo é, em parte, responsável pelo sobre-aquecimento do planeta mas é também uma vítima devido às mudanças no ambiente, nomeadamente, a escassez de neve em algumas estâncias de ski.

Sugerir correcção
Comentar