Ordem recebeu 77 denúncias de falsos nutricionistas em três meses

Ordem dos Nutricionistas registou aumento "significativo" de denúncias de exercício ilegal da profissão. No últimos três meses, a média mensal passou de 10 para 25.

Foto

A Ordem dos Nutricionistas (ON) recebeu nos últimos três meses 77 denúncias de falsos nutricionistas e dietistas. Em comunicado divulgado esta terça-feira, a OM refere que registou um “crescimento significativo” de denúncias, sobretudo graças à campanha “Vamos pôr a nutrição na Ordem”, lançada pelo organismo no dia 28 de Julho. Com o objectivo de combater o exercício ilegal da profissão, a iniciativa já fez com que a média de denúncias por mês mais do que duplicasse, passando de 10 para 25.

No mesmo comunicado, a Ordem recorda ainda que até à data do lançamento da campanha, o Gabinete de Intervenção ao Exercício Ilegal da ON registava um total de 152 denúncias e, nos últimos três meses, passou a totalizar cerca de 230 alertas de possível exercício ilegal da profissão.

A bastonária da ON, Alexandra Bento, refere que as plataformas online são “as predilectas destes indivíduos que se fazem passar por nutricionistas”. Uma prática que torna difícil a actuação da Ordem, na medida em que “os autores das páginas de facebook, por exemplo, muitas vezes permanecem anónimos ou escondem-se atrás de nomes ou marcas fictícias”, explica.

Além da Internet, os ginásios, as clínicas estéticas e as lojas de suplementos alimentares são alguns dos estabelecimentos onde existe uma maior prática ilegal da profissão, lembra a ON, referindo também que as denúncias de falsos profissionais são mais significativas na zona de Lisboa, seguindo-se depois o Alentejo.

A ON pretende reforçar a campanha de combate ao exercício ilegal da profissão e já atribuiu um e-mail institucional a cada profissional. A divulgação da mensagem vai também ser feita através da distribuição de cartazes no Porto e Lisboa.

Para quem tem dúvidas sobre a habilitação profissional de determinada pessoa, a ON sugere a consulta da página na Internet do Registo Nacional, onde estão listados todos os profissionais habilitados, e, em caso de suspeita, a denúncia pode ser feita através do e-mail denuncias@ordemdosnutricionistas.pt.

Actualmente, apenas cerca de 3000 profissionais inscritos na ON estão legalmente habilitados para exercer a profissão. 

Texto editado por Andrea Cunha Freitas

Sugerir correcção
Comentar