Ordem dos Médicos diz que é preciso melhorar contratação e travar emigração de clínicos

O sistema precisa de mais 700 médicos de família, frisou José Manuel Silva.

Foto
José Manuel Silva reiterou que é possível dar um médico de família a todos os portugueses até ao fim da legislatura. Enric Vives-Rubio

A Ordem dos Médicos defendeu esta sexta-feira que é preciso melhorar as condições de contratação de clínicos reformados e travar a emigração de profissionais jovens para dar um médico de família a todos os portugueses, como prometeu o Governo.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) anunciou na quinta-feira, num comunicado a que a agência Lusa teve acesso, a conclusão do processo de avaliação de 51 novos médicos de família, que serão distribuídos por 23 agrupamentos dos centros de saúde de todo o país.

Porém, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), José Manuel Silva, acredita que a maioria dos médicos já estaria no sistema, pelo que, na prática, não serão 51 novos médicos de família.

O Jornal de Notícias afirma nesta sexta-feira que o Governo abriu concurso para contratar 115 médicos de família, frisando que apenas 51 vagas foram preenchidas e que só 16 clínicos não estavam no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com os dados oficiais, entre estes 51 médicos, seis são espanhóis, o que para José Manuel Silva demonstra também que, apesar de ter sido aberto concurso em Espanha, Portugal não oferece condições atractivas de contratação.

"Em Portugal, os médicos estão muito mal pagos", disse o responsável pela OM à agência Lusa.

Segundo José Manuel Silva, serão mais 1700 a 1800 utentes que receberão médico de família, com a medida agora anunciada, o que classificou de positivo, mas insuficiente.

"É preciso melhorar as condições de contratação de médicos reformados para permitir dar um médico de família a todos os portugueses", defendeu, sublinhando que Portugal tem capacidade para cumprir este objectivo.

O sistema precisa de mais 700 médicos de família, frisou José Manuel Silva, referindo que só nos últimos cinco anos se reformaram 1500 profissionais, "a esmagadora maioria antecipadamente", com cerca de 60 anos de idade.

"Se lhes oferecessem condições minimamente dignas, não se importariam de voltar a trabalhar durante dois, três ou quatro anos", o "tempo necessário para entrarem em funções novos médicos de família para preencher todo o país", argumentou.

Actualmente, "há quase 2000 novos médicos de família a tirar a especialidade", declarou o bastonário.

"As necessidades estão garantidas no curto prazo, era preciso que durante esta fase de transição, o ministério adoptasse medidas suficientes para garantir aquela que foi a única promessa do ministro [da Saúde] e que, por este andar, não vai ser cumprida - dar um médico de família a todos os portugueses", criticou.

José Manuel Silva reiterou que é possível dar um médico de família a todos os portugueses até ao fim da legislatura.

"Algumas dezenas de jovens médicos de família estão a emigrar e não é por falta de emprego em Portugal, é por falta de condições dignas", lamentou.

A Administração Central do Sistema de Saúde anunciou que os candidatos seleccionados vão iniciar funções "muito proximamente", mas sem adiantar uma data concreta, até porque cabe às ARS celebrar ainda os respectivos contratos de trabalho.

Sugerir correcção
Comentar