O mês amarelo

Felizmente as coisas perigosas podem ser lindas, assim como as coisas saudáveis podem ser feias.

Fevereiro ficou um mês amarelo. Os campos estão verdes e acesos por lindos amarelos proibidos. São os amarelos das espécies invasoras: as escovas lava-garrafas das acácias-de-espinhas e os olhos brilhantes das mimosas, altas nos arbustos e, ao pé e ao fundo, corridas de azedas a subir os montes.

Paramos para admirar o fulgor.

Falamos com uns jardineiros da câmara de Cascais. "São acácias-de-espinhas e acácias-mimosas". Dando-nos tempo para admirá-las ao sol, a quem roubam a cor, continuou: "as pessoas dizem que são bonitas mas são plantas invasoras..." E só depois dá a estocada final: "nós estamos aqui a exterminá-las".

O excelente site invasoras.pt dá conta dos males destas plantas - matam muitas plantas e impedem outras de nascer - e divulga maneiras de controlá-las. Tem um mapa de mais de 4000 avistamentos.

Menciona que esteve ausente por causa de um ataque informático. Esperemos que a gracinha não se repita mas em dias como estes, varridos de verdes e amarelos, é impossível não agradecer as acácias e as azedas e todas as outras flores do mal que nos enchem os olhos.

Felizmente as coisas perigosas podem ser lindas, assim como as coisas saudáveis podem ser feias. Infelizmente o mundo padece de falta de coisas bonitas. As plantas são invasoras mas, durante o breve tempo em que estão em flor, a invasão é bem-vinda. 

É bom que se controlem as plantas invasoras mas também sabe bem deslumbrarmo-nos com instâncias magníficas de descontrolo.

Sugerir correcção
Comentar