A Madeira registou 2103 casos de dengue entre 3 de Outubro e a passada sexta-feira, dia 19 de Dezembro, mas o número de novos casos da doença na região mantém a tendência de queda. Na semana de 10 a 16 de Dezembro, foram notificados 53 novos casos, o que corresponde a uma diminuição de 7% em relação à semana anterior.
A Direcção-Geral da Saúde confirma assim a tendência decrescente de novos casos e, considerando a evolução favorável da situação nesta ilha, informa que deixará de emitir comunicados semanais.
Cumulativamente, elevam-se para 2103 os casos de dengue registados na Madeira nas referidas 12 semanas, tendo sido hospitalizados um total de 122 doentes, dos quais apenas um se encontra ainda internado. Todos têm evolução para a cura, não tendo sido registados óbitos.
No âmbito da vigilância epidemiológica do surto na Madeira, ocorreram, no mesmo período, 58 casos de febre de dengue notificados em cidadãos com história de estadia prévia na ilha, todos com evolução benigna. A DGS mantém a indicação de que não existe risco que justifique qualquer tipo de restrição de viagens para a Madeira. No entanto, recomenda medidas de protecção individual contra a picada do mosquito, nomeadamente o uso de repelente.
Do mesmo modo, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), nas comunicações semanais divulgadas no respectivo site sobre ameaças à saúde pública, anunciou há uma semana que “a situação epidemiológica actual não implica restrições nas trocas comerciais, nem impedimento de viagens para aquele destino, para além de medidas já adoptadas de desinsectização”.

Comentar