O novo sistema de pagamento de portagens electrónicas para veículos de matrícula estrangeira, nas antigas SCUT, denominado EasyToll, registou 100 mil adesões em apenas dois meses de implementação.
Segundo informou hoje à agência Lusa fonte da Estradas de Portugal (EP), entre 1 de Julho e 31 de Agosto este sistema recebeu 100 mil adesões, através dos quatro pontos instalados junto à fronteira com Espanha.
Com o sistema EasyToll é possível aos condutores de veículos com matrícula estrangeira associar essa matrícula a um cartão bancário, apenas pela sua passagem, sendo válido pelo período de um mês e as passagens debitadas nessa conta.
“São números que demonstram tratar-se de uma solução que vai ao encontro das necessidades tanto para turistas que nos visitam como para os emigrantes que regressam em férias ao nosso país e que, assim, de uma forma mais simples cómoda e segura, podem facilmente circular nas auto-estradas com portagens electrónicas”, explicou fonte da EP.
Estas 100 mil adesões ao sistema distanciam-se das 22 mil registadas entre Janeiro e Junho, no modelo de pré-pagamento anteriormente disponível para viaturas de matrícula estrangeira.
Entre Julho e Agosto foram registadas 33.000 adesões na A22 (Vila Real de Santo António), cerca de 22.500 na A24 (Chaves) e mais de 39.900 na A25 (Vilar Formoso).
Este sistema funciona ainda em Vila Nova de Cerveira, junto à Estrada Nacional 13, pouco antes da entrada na A28, aonde foram registadas 4.600 adesões desde 1 de Julho.
A A25, principal porta de entrada no país dos emigrantes que regressam para as habituais férias de verão, foi a que registou maior movimento neste sistema e apenas num dia, a 4 de Agosto, contabilizou 2.609 adesões.
Na A24, no mesmo dia de Agosto, foram contabilizadas 1.547 adesões enquanto que no Algarve o acesso à A22 com este modelo de cobrança registou, igualmente a 4 de Agosto, 1.547 adesões.
Na EN13, em Vila Nova de Cerveira, o dia 15 de Agosto foi o de maior movimento no acesso a este sistema, com 230 adesões.

Comentários