Norte regista número de casos de legionella "superior" ao normal

Autoridades de saúde estão a acompanhar o caso. Entre a última semana de Julho e até ao dia 3 de Setembro, foram notificados 12 casos da doença.

Foto
DR

No último mês e meio foram registados 12 casos de doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte, um número "superior ao que seria de esperar", disse nesta sexta-feira à Lusa a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

A ARSN esclarece, em resposta escrita, que entre a última semana de Julho e até ao dia 3 de Setembro, foram notificados 12 casos de doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte. O esclarecimento surge depois do Jornal de Notícias escrever nesta sexta-feira que o Norte está em alerta devido ao aumento no número de doentes com legionella.

Também o director-geral da Saúde, em comunicado, confirmou que “a Direcção-Geral da Saúde foi notificada pela Delegada de Saúde Regional do Norte” para a existência de 12 diagnósticos de legionella. “Em período homólogo do ano anterior verificaram-se sete casos ocorridos na mesma Região”, adianta a mesma nota de Francisco Georde.

“A informação epidemiológica disponível indica que dois daqueles casos estiveram fora de Portugal durante o período provável de ocorrência da infecção, podendo, assim, estar associados a viagens. Os restantes dez casos ocorreram em pessoas residentes no Grande Porto”, acrescenta o director-geral da Saúde. A investigação está a georreferenciar os casos para perceber os “locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início da sintomatologia a fim de identificar a fonte de infecção”.

Segundo Francisco George, apenas dois doentes estão internados e não houve nenhum óbitos, insistindo, por isso, que “a situação notificada não é comparável ao surto que ocorreu em Novembro de 2014 em Vila Franca de Xira, quer pela magnitude e gravidade, quer ainda pela expressão rápida que caracterizou a curva epidemiológica”.

Mesmo assim, o número é considerado, pela própria ARSN, "superior ao que seria de esperar" e, por isso, está a merecer "uma atenção especial por parte das autoridades de saúde". "Até à data não se registou a ocorrência de nenhum óbito entre os doentes referidos", reforça a ARSN.

A administração regional de saúde confirma que a investigação epidemiológica que está a ser feita, designadamente a hotéis localizados na cidade do Porto, "não indica que os casos atrás referidos estejam associados à frequência de hotéis". "A investigação epidemiológica está a ser conduzida de forma a caracterizar os locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início dos sintomas, de forma a orientar a investigação ambiental" e até ao momento foram efectuadas colheitas de água em alguns equipamentos localizados na região em estudo, mas os resultados preliminares são ainda negativos", explica.

A ARSN informa que a investigação epidemiológica e ambiental está a prosseguir com a colaboração dos serviços de saúde, designadamente hospitais e autoridades de saúde da região.

Em Novembro de 2014, um surto de legionella em Vila Franca de Xira causou 12 mortes e infectou 375 pessoas com a bactéria. De acordo com o balanço feito na altura, as vítimas mortais tinham entre 43 e 89 anos e eram nove são homens e três mulheres. A taxa de letalidade do surto foi de 3,2%. O surto teve início a 7 de Novembro, supostamente numa torre de arrefecimento de uma fábrica da zona, e foi controlado em duas semanas.

Sugerir correcção
Comentar