Nona edição de “Olhares Cruzados” vai ter lugar no Porto e em Lisboa

Ciclo de conferências do PÚBLICO e da Universidade Católica arranca a 29 de Janeiro.

A nona edição do ciclo de conferências e debates “Olhares Cruzados”, organizada pelo PÚBLICO e pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica vai ter a sua primeira sessão no próximo dia 29, no Porto, dedicada ao tema “O papel e o peso do Norte no novo QREN”. Ao contrário das anteriores edições, este ano o ciclo não vai decorrer apenas no Porto nem debater em exclusivo assuntos principalmente orientados para os temas de interesse regional. Duas das suas quatro sessões terão lugar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Para começar, o debate sobre as prioridades de investimento do próximo quadro de fundos estruturais da União Europeia vai reunir na mesma conferência/debate o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, e Mira Amaral, presidente do banco BIC e ex-ministro da Indústria que teve um papel destacado na gestão do PEDIP, um programa de fundos comunitários que contribuiu para a modernização da indústria nacional na primeira metade dos anos de 1990. A moderação desta sessão estará a cargo de José Mendes, vice reitor da Universidade do Minho e reconhecido especialista em questões de desenvolvimento regional.

A segunda e terceira sessões mudam de palco e de hora de realização. Se o arranque do ciclo e a sua sessão de encerramento decorrem no grande auditório da Universidade Católica no Porto com início às 21h30, em Lisboa as conferências terão lugar na Fundação Calouste Gulbenkian a partir das 18h00. Para começar, a análise e o debate sobre “A Situação Social em Portugal” vai reunir no dia 5 de Fevereiro D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, e Pedro Mota Soares, ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social. A moderação caberá a Artur Santos Silva, presidente da Fundação Gulbenkian.

A segunda sessão em Lisboa terá o tema das cidades com foco de atenção. Para as debater, haverá olhares cruzados dos presidentes das duas principais câmaras municipais do país, António Costa e Rui Moreira. A sessão “As Cidades e o Desenvolvimento no Futuro” que terá lugar no dia 12, na Gulbenkian, também às 18h00, será moderada pelo sociólogo e presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, António Barreto.

O ciclo de 2014 dos Olhares Cruzados terminará no Porto no dia 19 de Fevereiro com uma conferência/debate subordinada ao tema “O Norte, os Media e a Política”, que colocará lado a lado Augusto Santos Silva, sociólogo, ex-ministro dos governos de José Sócrates e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e o politólogo Pedro Magalhães. Esta sessão terá a moderação de José Alberto Azeredo Lopes, ex-presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e professor no Centro Regional do Norte da Universidade Católica.
 

Sugerir correcção
Comentar