Poucos meses depois de abandonar a administração da Caixa Geral de Depósitos, o economista e ex-dirigente do PSD António Nogueira Leite vai presidir ao conselho consultivo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, determina um despacho assinado pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, e publicado nesta terça-feira em Diário da República.
Sem nada acrescentar sobre a remuneração ou restante composição do referido conselho, a decisão do Governo tem efeitos imediatos. Porém, ao final da manhã, na sua página do Facebook, o economista fez questão de deixar claro que as novas funções para que foi nomeado não serão remuneradas.
“O meu cargo no conselho consultivo do centro hospitalar do Baixo Vouga é absolutamente graciosa. Contributo meu para a minha região, assim como a colaboração graciosa para a Universidade de Aveiro”, escreve Nogueira Leite. E acrescenta: “Graciosa duplamente, pois pago do meu bolso todos os custos inerentes ao exercício da função”.
Menos de meio ano depois de deixar a administração da Caixa Geral de Depósitos — onde esteve como vice-presidente durante dois anos —, o ex-dirigente do PSD volta assim a exercer funções para o Estado.
Em Abril, Nogueira Leite foi reeleito administrador da EDP Renováveis para exercer funções até 2014 e há poucas semanas foi proposto para a administração da empresa tecnológica Reditus. O economista, que foi secretário de Estado do Tesouro e Finanças entre 1999 e 2000, esteve representado em conselhos de administração de várias empresas, como a Soporcel, Reditus, Quimigal, Brisa, Efacec Capital, CUF, entre outras.
Entre outros cargos, foi presidente da Bolsa de Valores de Lisboa, membro do conselho consultivo do Instituto de Gestão de Crédito Público e vice-presidente do conselho consultivo do Banif. O seu currículo de gestor inclui ainda passagens pelo Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento e Fundo Monetário Internacional.

Comentar