“No início vinha para ajudar. Agora venho porque sou amiga da dona Julieta”

Coração Amarelo é o nome de uma associação que nasceu em Lisboa para combater a solidão dos mais idosos. De 2000 para cá cresceu bastante. Não falta gente só. Hoje chega também a Oeiras, Sintra, Cascais, Porto, Cacém e Aveiro. E a guerra contra a solidão não vai ficar por aqui.

Fotogaleria
Marta Correia, de 28 anos, e Julieta Soeiro, de 103 Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
O voluntário Pinheiro Torres com o casal Carlos e Luisete Ribeiro Nuno Ferreira Santos

Marta, a voluntária, ainda não chegou. Julieta Soeiro, de 103 anos, está sentada ao computador a jogar às cartas. É assim que usa muito do seu tempo agora que já sai pouco de casa, um apartamento num 2.º andar de um prédio em São Domingos de Benfica, Lisboa. Quando Marta está, fazem outras coisas mais animadas: conversam, vêem filmes, ouvem música — Julieta gosta muito de música, diz que foi a sua “verdadeira vocação”. O pai queria que ela fosse médica, mas ela não foi.

Fez seis anos de conservatório e depois deu aulas de piano. Foi há muito tempo. Ninguém diria que a sua vida leva um século. Julieta transborda de energia e de lucidez — o que ajuda a explicar por que razão aprendeu num instante a trabalhar com o computador, tão bem que, até há uns tempos, passava as noites em frente ao ecrã, a jogar paciências, só se ia deitar quando ouvia passar lá fora o primeiro comboio da manhã, sinal de que o dia ia nascer. Tinha medo das noites e sentia-se muito sozinha nessa altura. Mas isso foi antes de a associação a que Marta pertence lhe ter sido apresentada.     

Tocam à campainha. É Marta Correia, técnica de análises clínicas, voluntária da Associação Coração Amarelo. Beijos e abraços. Sentam-se no sofá, de mãos dadas.

Marta tem 28 anos. Todas as semanas, liga a Julieta, combinam uma hora e juntam-se para conversar. “Todas as semanas ela vem, mesmo quando chove”, diz Julieta com um grande sorriso. Às vezes vem com bolinhos, conta. O computador fica desligado nessas alturas. Conversam sobre tudo e mais alguma coisa. “Se estou bem-disposta faço a Marta rir.” Quando se sente mais em baixo, avisa-a: “Olha que hoje não sou grande companhia.”

Julieta Soeiro é viúva há mais de 30 anos. Depois de o marido morrer ficou a viver sozinha neste 2.º andar de São Domingos de Benfica estreado por ela há 60 anos.

A Associação Coração Amarelo foi criada em Lisboa, em 2000. Tinha um objectivo essencial: “combater a solidão dos idosos” da cidade, explica Maria d’Assunção Cruz, presidente da delegação de Lisboa. Como? Apoiando a formação de um grupo de voluntários que faziam companhia a quem dela precisava — companhia em casa, mas também para ir ao médico, para dar um passeio, para fazer umas compras, para escrever cartas... O projecto não parou de crescer. Havia — e há — muita gente só.

Em 2003, assinou um protocolo de cooperação com Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Cruz Vermelha Portuguesa, para o Programa “Mais Voluntariado, Menos Solidão”. Hoje, a Coração Amarelo tem delegações em Lisboa, Oeiras, Sintra, Cascais, Porto, Cacém e Aveiro. E há comissões instaladoras em Porto de Mós e Évora. Vive de subsídios, das quotas dos associados (800), de donativos, de receitas de eventos que organiza.

No total, são cerca de 900 os beneficiários — só em Lisboa foram, no ano passado, 218, a maior parte mulheres. E a maior parte com mais de 80 anos. Há 121 que estão totalmente isolados, sem qualquer suporte familiar. Muitos têm limitações ao nível da autonomia — agravada, por vezes, por viverem em prédios cujas escadas já não conseguem descer, por exemplo.

Nuns casos, há carências económicas graves. Noutros não. “A solidão é transversal a todas as classes sociais”, diz Maria d’Assunção Cruz. Seja como for, independentemente dos rendimentos, ninguém paga nada pelos serviços prestados.

O número de voluntários ronda os 900 — “E são precisos mais, como do pão para a boca”, continua. Em troca da companhia que oferecem recebem coisas que dizem que são difíceis de explicar: “A satisfação de ajudar pessoas, que é uma coisa que acho que não consigo fazer muito na minha profissão”, afirma Marta; “a satisfação de ser útil, que é algo que não tem preço”, diz Pinheiro Torres, engenheiro, industrial, 88 anos, também ele voluntário.

“Os outros melhoram-nos”
“Quando abandonei a vida activa, há uns dez anos, não deixei de ir à fábrica, e continuo a ser accionista”, conta Pinheiro Torres sentado à mesa da sala de Carlos Ribeiro, 82 anos, e de Luisete Ribeiro, 84, um casal que vive no bairro de Campo de Ourique. “Mas quando deixei de ter responsabilidades a sério, achei que devia dar parte do meu tempo a outros que não conhecesse. Era ridículo dizer que ia estar mais com os netos, com a família, porque isso é óbvio.”

Um dos filhos falou-lhe da Coração Amarelo. “E telefonei-lhes a oferecer os meus serviços. Fiquei desde então ligado à associação. O senhor Carlos Ribeiro e a senhora Luisete Ribeiro são o terceiro casal que assisto.”

O seu último “amigo” antes dos Ribeiro era um homem que não tinha as duas pernas. “Veja como os outros nos melhoram: ele era bi-amputado, mas tinha uma alegria, uma força! Mantinha-se de pé, com as próteses, era um caso raro. Não se queixava da vida, chegava ao ponto de dizer na brincadeira que, assim, não tinha problemas com calos. Morreu há dois anos.”

Pouco depois, a associação apresentou-lhe o casal de Campo de Ourique. Carlos Ribeiro, ex-contabilista, ex-comerciante, ex-figurante de anúncios publicitários, tem a doença de Parkinson, que o está a deixar bastante debilitado. Um forte desvio na coluna faz com que sofra de dores muito fortes. Luisete também é doente — trabalhava num laboratório, mas teve de reformar-se com 50 e poucos anos por causa “de problemas nas articulações”. Não têm filhos e a reforma de ambos “não chega a dois salários mínimos”, como explica Carlos.

Os medicamentos, os tratamentos, as contas para pagar e a solidão foram-se tornando insuportáveis. Um dia, uma pessoa amiga falou-lhes na Coração Amarelo. “E isso mudou as nossas vidas”, diz Carlos Ribeiro.

Pinheiro Torres é um voluntário especial. Desde logo, recusa-se a marcar um dia e uma hora fixa para ir semanalmente a casa do casal Carlos e Luisete. “Para mim, fazer companhia a alguém tem de ser sem hora marcada, é aparecer sempre que é preciso, quando há problemas, quando é necessário ir ao médico ou comprar os medicamentos, é estar aberto para o que surgir...”

Resultado: estão juntos todas as semanas, tantas vezes mais do que uma vez por semana. “Vem com a esposa buscar-nos para almoçar muitas vezes ao domingo”, diz Luisete. “No ano passado caí e tive de ir para o hospital, a minha mulher ligou e passados dez minutos ele já lá estava”, conta Carlos. “Ainda no sábado, estava eu muito acabrunhado, a minha mulher falou com ele ao telefone, ele percebeu e veio cá dar-me alento.”

“Tenho convicções religiosas, profundas, acredito em Deus, acredito na solidariedade e acredito nos outros”, sintetiza o industrial. Tem uma vida confortável, nas suas palavras, e tem tempo — quando faz algo que faz Luisete ou Carlos sorrirem diz que fica tão satisfeito como se estivesse a agradar a “uma neta”.

Como uma princesa
Ao combater a solidão das pessoas, a associação entrou na casa delas e começou a detectar outros problemas. “Fizemos uma candidatura ao Instituto de Segurança Social no distrito de Lisboa, precisávamos de técnicos”, conta Maria d’Assunção Cruz. Desde 2009, a delegação da capital tem uma equipa constituída por assistente social, psicóloga, animadora sociocultural e terapeuta ocupacional.

Cada novo utente que entra no projecto recebe a visita de um técnico. Se há um problema psíquico, sugere-se a psicóloga. Se é preciso tratar do Complemento Solidário para Idosos, a assistente social oferece-se para tratar da burocracia. Se a pessoa manifesta vontade de frequentar um centro de dia, procura-se uma vaga. Também se organizam passeios e actividades. E se há necessidade de arranjar alguém que passe as noites em casa da pessoa, por exemplo, contacta-se uma instituição que possa proporcionar esse apoio — e às vezes é possível.

Julieta Soeiro, a senhora de 103 anos, tinha medo das noites, já se disse. Quando o sol se punha, fechava-se na salinha do computador, a única da casa onde se sentia segura porque tem lá a imagem na parede do Sagrado Coração de Jesus, e só quando o apito do primeiro comboio da manhã anunciava a chegada do dia, se ia deitar. Dormia até tarde. Comia mal. Era um desalento.

Um dia sentiu-se mal, chamou o INEM, levaram-na ao hospital. A médica que a atendeu contactou uma assistente social e foi por intermédio das duas que Julieta soube da Coração Amarelo. Arranjaram-lhe uma “companhia” — a última, antes de Marta, foi viver para a Irlanda. “Ainda no outro dia me telefonou e estivemos a conversar”, conta Julieta. Depois chegou Marta, que a visita há um ano. “No início vinha porque queria ajudar, sentia o tal vazio. Agora venho porque sou amiga da dona Julieta.”

Mas a Coração Amarelo fez mais. Contactou a SCML, falou do medo da dona Julieta da noite. “E agora há uma senhora que vem cá dormir todas as noites, que faz o jantar e que me leva o pequeno-almoço à cama, como se eu fosse uma princesa, depois sai e volta outra vez à noite”, conta Julieta. Nunca poderia pagar esse serviço, com a sua reforma mínima. Agora já não tem medo e dorme. “Depois do pequeno-almoço fico a descansar mais um pouco. Para quê levantar-me logo? Para me vir sentar numa cadeira? Enquanto durmo, descanso. É preciso, para ver se o tino e o juízo se vão mantendo.”

Mais de 407 mil vivem sós depois dos 65 anos
— Em 1960 havia menos de 710 mil pessoas com 65 ou mais anos (ou seja, 8% da população do país). O Censos de 2011 refere cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos (ou seja, 19% da população). Portugal é o quarto país com maior proporção de pessoas idosas no seio da União Europeia.

— Quase 30% dos idosos têm 80 ou mais anos.

— Cerca de 407 mil pessoas com mais de 65 anos vivem sós. Na faixa dos 75 ou mais anos são mais de 241 mil. E há 388 mil casais em que ambos têm pelo menos 65 que vivem sozinhos.

Sugerir correcção
Comentar