Nevões paralisam britânicos pelo segundo dia

Foto
Os principais aeroportos do país estão a registar atrasos ou cancelamento de voos Tal Cohen/Reuters

Os meteorologistas esperam hoje a continuação do mau tempo no Reino Unido – o pior em 18 anos – onde a neve já fez encerrar milhares de escolas, cancelar comboios e aviões, e fechar estradas. A oposição denunciou a incapacidade de as infraestruturas responderem à intempérie.

As regiões mais afectadas deverão ser a Escócia, Gales e Norte de Inglaterra, à medida que as tempestades de neve vão aliviando no Sul; as temperaturas caíram durante a noite abaixo dos 10Cº negativos, com os recordes a serem batidos por Chesham, em Buckinghamshire, onde o termómetro desceu aos menos 10,1.

Ontem, mais de três mil escolas fecharam as portas, e previa-se que hoje o cenário não se alterasse significativamente.

O London City Airport (no centro da cidade) continua fechado, e os aeroportos de Heathrow, Stansted e Gatwick estão a prever um segundo dia de “atrasos significativos ou cancelamento” dos voos, adianta a BBC online. O mesmo aconteceu nos aeroportos de Southampton, Bristol, Glasgow, Edimburgo e Aberdeen. A British Airways informou que muitos dos desvios realizados ontem tiveram como consequência o atraso nos voos de hoje.

Esta manhã, também os comboios da East Coast Main Line estavam com problemas, tal como várias linhas de metro.

O porta-voz para os transportes do Partido Liberal Democrata, Norman Baker, afirmou que é “uma desgraça absoluta” que as infraestruturas do país não consigam resistir ao mau tempo.

Sugerir correcção
Comentar