Neste domingo de eleições, conte com chuva e ventos fortes

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um alerta laranja para as regiões montanhosas da Madeira.

Foto
Para o continente está prevista a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros Diogo Baptista/Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo “um agravamento significativo” do estado do tempo, que se prolongará até ao final do dia de segunda-feira. Para as regiões montanhosas da Madeira, onde se esperam rajadas de vento com uma velocidade de 120 quilómetros, foi já emitido um alerta laranja.

Segundo o IPMA, em Portugal continental “o céu vai apresentar-se muito nublado, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a partir da madrugada, por vezes forte nas regiões Norte e Centro”. Em comunicado emitido ao fim da tarde de sábado, acrescenta-se que “o vento será moderado no quadrante Sul, soprando forte no litoral com rajadas da ordem de 70/90 km/h a Norte do Cabo Espichel, e forte a muito forte nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas da ordem de 100/110 km/h”.

Quanto ao arquipélago da Madeira, a actualização feita pelo IPMA pouco depois das 6h deste domingo deu origem à emissão de um alerta laranja para as regiões montanhosas, onde se esperam rajadas de vento “na ordem de 120 km/h”. A costa Norte e a costa Sul da ilha estão em alerta amarelo, verificando-se o mesmo na ilha de Porto Santo.

Em relação ao arquipélago dos Açores, o instituto prevê que “o céu irá apresentar-se com aberturas”, havendo “possibilidade de ocorrência de aguaceiros, especialmente a partir da tarde nas ilhas dos grupos Central e Oriental”. Em comunicado diz-se ainda que “o vento irá soprar muito fresco a forte com rajadas até 90 km/h no quadrante Oeste”.

Por considerar que existe uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica” em determinados territórios, o IPMA emitiu um alerta amarelo para os Açores e também para os seguintes distritos do continente: Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Vila Real, Bragança, Braga e Viana do Castelo.

Numa informação publicada na sua página na sexta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil adverte para a existência de condições meteorológicas adversas entre domingo e segunda-feira, alertando a população para a possibilidade de efeitos como “piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água”, “cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, “inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”, “inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem”, “danos em estruturas montadas ou suspensas” e “queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte”.

Sugerir correcção
Comentar