Roubo na origem de rapto e assassinato de mulher de 78 anos

Idosa foi encontrada pela PJ já sem vida num descampado no Seixal. Detidos quatro suspeitos de nacionalidade estrangeira.

Foto
Sérgio Azenha

Uma mulher de 78 anos foi raptada na passada quinta-feira após ter sido vítima de um roubo que terá sido planeado pelo mecânico que lhe arranjava habitualmente o automóvel. De seguida foi assassinada pelos raptores, tendo o corpo sido deixado num descampado no Seixal. A Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira que, após uma complexa operação policial, conseguiu localizar a idosa, que foi encontrada já sem vida.

A senhora foi raptada na quinta-feira quando foi à garagem do mecânico buscar a viatura. Quando chegou foi imediatamente imobilizada e amarrada, acreditando a PJ que os alegados raptores planearam desde o início matá-la, porque a idosa poderia facilmente identificar pelo menos um deles. Os suspeitos tiraram-lhe as chaves de casa e os cartões bancários, fechando a idosa na mala do seu próprio automóvel. 

Dirigiram-se de seguida à residência da senhora, em Algés, Oeiras, onde roubaram todos os objectos de valor da senhora, incluindo algumas peças em ouro, que foram depois recuperadas pela polícia. Entretanto, levaram-na para um descampado e usando de grande violência conseguiram que a mulher revelasse os códigos dos cartões. Nessa noite, mataram-na e deixaram o corpo num outro descampado, no Seixal, onde esconderam o cadáver com uns arbustos.

Nos dias seguintes, tentaram esvaziar as contas bancárias da senhora, mas apenas conseguiram levantar algumas centenas de euros através do multibanco. Os suspeitos tentaram fazer várias transferência bancárias para contas suas e de conhecidos, mas a insistência foi detectada pelos sistemas de segurança do banco, que congelou imediatamente as contas da senhora e alertou a polícia.  

“Esta investigação permitiu a localização da vitima, malogradamente já cadáver, numa zona descampada e de pinhais próximos da localidade de Foros de Amora, concelho do Seixal”, lê-se num comunicado da PJ. E acrescenta-se: “Contrariamente ao aguardado, a vítima havia sido morta, imediatamente após a abordagem e roubo, factos que ocorreram na noite da passada quinta-feira”.

O carro da senhora foi localizado pela polícia, bem estacionado na via pública numa zona distante quer da residência da idosa, quer da garagem ou da habitação dos suspeitos.

A PJ deteve quatro suspeitos, todos de nacionalidade brasileira," fortemente indiciados pela prática dos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver, rapto qualificado, roubo qualificado, extorsão qualificada e burla informática qualificada". Apenas um possui antecedentes criminais em Portugal, tendo estado preso preventivamente por assalto à mão armada. Os detidos, com idades compreendidas entre os 21 e 43 anos, vão ser presentes esta terça-feira a um juiz de instrução do Tribunal de Oeiras, que lhes aplicará as medidas de coacção.
 

Sugerir correcção
Comentar