Movimento Mais para Todos vai ajudar 16 mil pessoas

O movimento de responsabilidade social Mais para Todos conseguiu angariar mais de um milhão de euros e anunciou esta quarta-feira os projectos vencedores.

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As áreas de intervenção vão desde a educação à deficiência, acessibilidade e integração social e englobam tanto crianças como idosos. PÚBLICO/Arquivo

A iniciativa vai beneficiar Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e foi promovida pela cadeia de supermercados Lidl. Dos mais de 700 projectos candidatos, 54 foram seleccionados e vão ajudar cerca de 16 mil pessoas. O objectivo do Movimento Mais para Todos é implementar projectos que, por falta de financiamento, estavam pendentes.

No total, mais de um milhão de euros foram angariados, um valor que resultou da doação de 10 cêntimos por cada compra efectuada nas lojas Lidl entre 1 e 24 de Dezembro. Além deste contributo, juntaram-se os donativos de 22 marcas que foram parceiras desta iniciativa. A dispersão geográfica foi um factor tido em conta e todos os distritos de Portugal Continental foram abrangidos pela campanha.

As áreas de intervenção vão desde a educação à deficiência, acessibilidade e integração social e englobam tanto crianças como idosos.

Um dos projectos vencedores, Sol e Mar, da Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares, pretende angariar fundos para uma casa de férias destinada aos seus associados. Problemas com o saneamento são uma das falhas apontadas e a instituição avança que, entre os voluntários que lá trabalham, os doentes e as respectivas famílias, cerca de 200 pessoas vão ser beneficiadas.

Em Castelo Branco, a proposta Campanha ABC da Deficiência Visual, da Associação de Cegos e Amblíope, pretende promover e dinamizar, junto da comunidade escolar, campanhas de divulgação sobre a deficiência visual. Com esta iniciativa, espera-se que todos os jovens passem a compreender a colaborar mais com os colegas cegos. Já em Bragança, com o projecto Mais Saúde e Cuidados Para Todos, os idosos de Alfândega da Fé vão passar a receber uma equipa de saúde. Assim, sem terem de se deslocar à sede de concelho, vão ser assistidos nas áreas da enfermagem, nutrição e fisioterapia.

Na Casa dos Rapazes e Oficinas S. José, em Viana do Castelo, estão acolhidas 56 crianças e jovens em situação de risco. O projecto apresentado pela instituição, Uma Casa Mais Quentinha, prevê a criação de um sistema de aquecimento dos quartos e das águas que servem para os banhos destes jovens. Mais um exemplo: O Centro Paroquial de Cachopo, em Faro, adquiriu equipamentos para implementar um parque geriátrico na Instituição, com o objectivo de retardar ou evitar a perda de autonomia dos seus utentes. No entanto, não foi possível à instituição a aquisição do pavimento próprio para implementar o parque. O projecto Avós Activos consiste na aquisição e aplicação do referido pavimento.

O júri que seleccionou os projectos vencedores foi liderado por Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, parceira social do Movimento Mais para Todos, e composto por Ana Rita Clara, Fernanda Feitas, João Baião, Óscar Daniel e Vanessa Romeu. A presidente afirma que, apesar da escolha dos projectos seleccionados ter sido difícil, espera que a sua implementação faça “a diferença na vida de muitos portugueses.”

Vanessa Romeu, directora de comunicação e de responsabilidade social do Lidl e coordenadora do projecto, afirma que “é com enorme satisfação que chegamos a esta fase do Movimento Mais para Todos em que vamos ajudar as instituições a mudar a vida de muitas pessoas.” No entanto, a responsável lamenta que, dos projectos candidatos, apenas metade tivesse “toda a informação relevante e que desses, infelizmente, só uma minoria” estivesse bem apresentada.

Desse constrangimento, surgiu uma nova ideia. Vanessa Romeu anunciou que o Movimento Mais para Todos vai, a partir de Abril, iniciar um “roadshow” que vai percorrer todo o país. Um dos objectivos principais é formar os profissionais do sector privado que têm utilidade pública, como é o caso das acções de solidariedade. Com workshops, a campanha vai tentar ensinar a todas as IPSS a gerir da melhor forma os seus projectos para que se tornem mais eficazes. “Pequenos gestos podem fazer a diferença”, afirma Vanessa Romeu, que salienta a importância de apostar em marcas com responsabilidade social e que, no momento da compra, o cliente deve ter esse factor em consideração. Vanessa Romeu espera que, de forma “lúdica e surpreendente”, se consiga alertar a sociedade e torná-la mais crítica.

A primeira data avançada para este novo projecto é 15 de Abril, altura em que o Camião Solidário vai estar em Coimbra.

 

Texto editado por Andrea Cunha Freitas

 

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