Morreu o pai do quadro mágico

André Cassagnes tinha 86 anos. Mais de cem milhões de exemplares do brinquedo que criou terão sido vendidos desde o nascimento do popular ecrã que permitia fazer desenhos em pó de alumínio.

Foto
DR

André Cassagnes, inventor de um dos mais populares brinquedos para crianças dos últimos 50 anos, o quadro mágico, morreu, em Paris, aos 86 anos, no dia 16 de Janeiro. A notícia da morte, cuja causa não foi divulgada, só agora foi revelada.

Cassagnes era técnico electricista e criou o quadro mágico na garagem, na década de 1950, com vidro e pó de alumínio e um comando joystick para criar desenhos, conta o canal norte-americano CNN. O jornal Le Monde diz, na edição online, que, desde a criação, foram vendidos mais de cem milhões de exemplares deste brinquedo, que permite fazer desenhos apagáveis.

Inicialmente, Cassagnes chamou-lhe Telecran, mas mais tarde rebaptizou-o para L’Écran Magique (ecrã mágico), e foi com esse nome que o apresentou ao mundo numa feira de brinquedos em Nuremberga, na Alemanha, em 1959.

O brinquedo agradou a um investidor norte-americano, Henry Winzeler, proprietário de uma empresa chamada The Ohio Art Company, que adquiriu a licença de produção, por 25 mil dólares, e levou a ideia para o mercado norte-americano. Em 1960, começou a ser vendido nos EUA com o nome de Etch a Sketch.  

Winzeler pôs Cassagnes em contacto com um engenheiro para que desenvolvessem o brinquedo, e foi assim que o joystick foi substituído por dois botões redondos colocados nos cantos inferiores da icónica moldura vermelha. A ideia era que se assemelhasse a um televisor, o principal “brinquedo” dos adultos, refere a CNN.

Segundo a revista Time, o brinquedo continuou a ser fabricado no Ohio até ao ano 2000, altura em que a produção foi transferida para a China

Nos últimos anos, diz o Le Monde, as vendas deste produto conheceram um novo impulso depois de ter aparecido nos filmes de animação Toy Story.
 

Sugerir correcção
Comentar