MNE confirma ataque a sites de embaixadas de Portugal

O sistema do MNE funcionou e evitou qualquer tipo de interferência

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) confirma tentativa de ataque pirata a diversas páginas de embaixadas de Portugal. Ficheiros com informações confidenciais não foram extraviados, assegurou a mesma fonte.

O ataque levado a cabo em vários sites de embaixadas de Portugal, tem dupla assinatura e foi confirmado, esta tarde ao PÚBLICO, pelo porta-voz do MNE, Miguel Guedes.



Ao todo foram afectadas as páginas de seis embaixadas e registados dois ataques separados, assinados pelos grupos Net-DeVil e Sanfour 25.



Nas embaixadas do Irão, Reino Unido e República Checa circulou uma mensagem anti-Estados Unidos da América, fruto do ataque pirata do grupo Net-DeVil. Já o ataque reivindicado pelo grupo Sanfour 25 visou as páginas das embaixadas de Berlim, Madrid e Maputo, nas quais fez notar a sua assinatura, durante um largo período de tempo. A sua assinatura esteve visível até à manhã de hoje. As mensagens já foram retiradas dos sítios de internet das embaixadas portuguesas lesadas.



O alerta do ataque terá sido dado pela embaixada de Berlim, tendo Madrid alertado Lisboa numa fase posterior, noticiou esta manhã a agência Lusa.



As tentativas de interferência apenas afectaram os sites das embaixadas referidas, os sistemas informáticos não foram corrompidos, garantiu ao PÚBLICO Miguel Guedes.



A mesma fonte garantiu ainda que “o sistema do MNE funcionou e evitou qualquer tipo de interferência” ou seja não houve acesso a dados existentes nos servidores.



Não foi feita qualquer denúncia, por parte do MNE, à Polícia Judiciária (PJ).





Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues