Ministro da Saúde reconhece “assimetrias” na vacinação gratuita contra a gripe de maiores de 65 anos

Além das 640 mil doses de vacina que já foram disponibilizadas, irão ser entregues este mês mais 130 mil doses Foto: AFP

O ministro da Saúde reconheceu esta quarta-feira algumas “assimetrias” na aplicação do programa de vacinação contra a gripe, que este ano é gratuita para maiores de 65 anos, mas afirmou que esta está a correr a “um ritmo muito satisfatório”.

Paulo Macedo falava durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, na Assembleia da República, durante a qual o deputado socialista Manuel Pizarro começou por elogiar a medida de disponibilizar gratuitamente a vacina contra a gripe a quem tem mais de 65 anos.

O ex-secretário de Estado da Saúde disse que a aplicação deste programa não está a correr bem em todas as regiões e deu conta de casos em que os utentes tentam vacinar-se, sem que exista disponibilidade da vacina nos centros de saúde.

“Sabemos que na região de Lisboa o programa está a funcionar bem, que na margem sul funciona muito mal e que no Porto há casos em que está a ser bem aplicado e em outros mal”, disse Manuel Pizarro.

Em resposta, o ministro da Saúde revelou que, até 14 de Outubro, foram administradas mais de 200 mil doses de vacina contra a gripe, de forma gratuita a maiores de 65 anos, a um ritmo de 22 mil doses por dia. Paulo Macedo congratulou-se com este ritmo, tendo recordado que as doses já administradas ultrapassam as que foram aplicadas na passada época gripal.

O ministro reconheceu, contudo, algumas “assimetrias”, com uma maior aplicação na região Norte, numa parte da cidade de Lisboa, e zonas que “precisam claramente de melhorar”, como na região do Algarve.

Para melhorar a situação, as Administrações Regionais de Saúde (ARS) estão a “monitorizar” a situação, tendo Paulo Macedo demonstrado confiança de que “um número mais significativo de pessoas vai ser vacinado este mês”.

Além das 640 mil doses de vacina que já foram disponibilizadas, irão ser entregues este mês mais 130 mil doses, o que totaliza 830 mil doses.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues