Ministro da Justiça deve anunciar hoje sucessor de Alípio Ribeiro na PJ

Foto
Pedro Cunha (arquivo)

O ministro da Justiça, Alberto Costa, deve anunciar até ao final do dia de hoje o nome do sucessor de Alípio Ribeiro na direcção nacional da Polícia Judiciária, apurou o PÚBLICO. Alípio Ribeiro já apresentou a sua demissão, um pedido que foi aceite pelo ministério.

Esta manhã, Alberto Costa escusou-se a comentar a hipótese de demissão de Alípio Ribeiro, remetendo qualquer declaração para um comunicado do ministério. "O que tenho a dizer agora sobre essa matéria é que ao longo do dia irá ser emitido um comunicado", disse o ministro aos jornalistas à saída da sessão de abertura da Jornada de Trabalho sobre a Corrupção, que decorre em Lisboa.

O PÚBLICO apurou que o comunicado a ser divulgado pelo Ministério da Justiça indicará já o nome do sucessor do actual director nacional da Judiciária, confirmando-se, assim, a sua demissão do cargo.

A Rádio Renascença avançou, entretanto, que Alípio Ribeiro apresentou a demissão do cargo, que foi aceite pelo ministro da Justiça, após um encontro entre os dois responsáveis esta tarde.

Citando o próprio Alípio Ribeiro, a mesma fonte adiantou que o director nacional cessante da PJ enviou ontem o seu pedido de demissão ao ministro Alberto Costa, que já aceitou a decisão do magistrado.

A demissão de Alípio Ribeiro surge um dia depois dos investigadores da Polícia Judiciária terem exigido a demissão do director nacional. A exigência surgiu após a publicação de uma entrevista ao "Diário Económico", na qual Alípio Ribeiro defendeu a saída da Judiciária do Ministério da Justiça e a sua consequente passagem para a Administração Interna ou para um ministério a formar.

O futuro do ainda director nacional da PJ poderá passar pelo cargo de secretário-geral do Sistema Integrado de Segurança Interna (SISI).

Sugerir correcção
Comentar