Ministro da Educação defende internacionalização do ensino português

Nuno Crato está em Macau, onde vai encontrar-se nesta segunda-feira com o chefe do executivo local, Fernando Chui Si On.

Foto
Governante diz que escolas portuguesas não podem fazer "uma formação de portugueses para portugueses" Daniel Rocha

O ministro da Educação afirma que o ensino português está aberto a toda a cooperação com instituições de Macau e de outros pontos do mundo, sublinhando a importância de se apostar na internacionalização do sector.

Nuno Crato encontra-se na região, numa visita oficial que tem como principal ponto da agenda a Escola Portuguesa de Macau. Segunda-feira, o ministro deverá comunicar ao chefe do executivo, Fernando Chui Sai On, a vontade de Portugal em manter a instituição de ensino no local em que hoje se encontra, no centro da cidade, depois de mais de dez anos de incerteza sobre uma possível mudança de instalações.

Neste domingo, Nuno Crato esteve reunido com a Associação de Pais da Escola Portuguesa, de quem ouviu “preocupações” sobre a instituição de ensino e a quem sublinhou que uma escola sem pais não pode funcionar devidamente.

Depois o governante visitou as instalações do Instituto Politécnico de Macau e conversou com alunos portugueses do curso de tradução, que estão na Região Administrativa Especial chinesa no âmbito de uma cooperação com a instituição congénere de Leiria.

“Esta é uma colaboração que se pode estender a muitas outras áreas e a muitas outras escolas e nós estamos à disposição do Instituto Politécnico de Macau, assim como estamos à disposição de outras instituições de ensino superior que estejam interessadas em colaborar com Portugal. Com certeza que abriremos as portas todas para que esta colaboração frutifique e para que este exemplo frutifique”, disse Nuno Crato.

O ministro da Educação sustentou que “hoje em dia a qualificação não se faz de uma forma fechada, faz-se de uma forma aberta, com ligação com todo o mundo”. “A internacionalização das escolas portuguesas entra como um factor de desenvolvimento das próprias escolas superiores e da própria formação que se faz em Portugal, que não é mais uma formação fechada de portugueses para portugueses”, acrescentou Nuno Crato.

Quanto à Escola Portuguesa de Macau, o governante disse que esta é uma instituição que “orgulha e representa muito bem Portugal no mundo”.

Na segunda-feira, Nuno Crato encontra-se com o chefe do Executivo de Macau, Fernando Cgui Sai On, e visita a Escola Portuguesa e a Universidade de Macau.

Sugerir correcção
Comentar