Ministério ordena fecho de esquadra nos Açores por falta de segurança

Em causa está o risco de derrocada da esquadra de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, que se situa junto de uma arriba.

Foto

A esquadra de Rabo de Peixe, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores, vai encerrar por falta de condições de segurança. O secretário de Estado adjunto da ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre, tomou esta semana a decisão num despacho que foi entretanto divulgado pela Câmara da Ribeira Grande no seu site e confirmado ao PÚBLICO por fonte do Ministério da Administração Interna.

O ministério não conseguiu, porém, adiantar uma data para o encerramento definitivo nem para a abertura do novo edifício onde vai passar a funcionar a esquadra. Os mais de vinte agentes do efectivo de Rabo de Peixe deverão integrar temporariamente a esquadra de Ribeira Grande. O PÚBLICO aguarda respostas da Direcção Nacional da PSP e do Comando Regional da PSP dos Açores.  

A decisão de fecho urgente surge na sequência de um relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil sobre as condições de segurança do terreno e do edifício da PSP em Rabo de Peixe. Os peritos analisaram a estabilidade da arriba litoral onde se localiza a esquadra da PSP e concluíram que esta fica numa “zona de risco de derrocada” e que deverá ser “encerrado e selado urgentemente dado existir um risco significativo para pessoas e bens”.

A esquadra estava instalada naquele edifício há mais de 20 anos, de acordo com o coordenador do Sindicato Nacional de Polícia (Sinapol) nos Açores, António Santos. “O edifício estava a ser alvo de algumas intervenções que foram entretanto canceladas. O Laboratório Regional de Engenharia Civil já tinha começado a fazer perícias no local há dois meses”, acrescenta o dirigente. Já o presidente do Sinapol, Armando Ferreira, lamenta que “a decisão tenha demorado tanto tempo a ser tomada”, tempo durante o qual “a segurança dos agentes esteve em risco”.

Ao PÚBLICO, a Direcção Nacional da PSP confirmou que “se encontra a decorrer um processo com vista a realojar a esquadra” e que tal não implicará uma “quebra na prestação do serviço assegurado por aquela subunidade”. A polícia adiantou também que a “decisão quanto às instalações que virão a acolher a esquadra de Rabo de Peixe estão em fase de avaliação entre as várias entidades competentes”.

A notícia surge quase duas semanas depois de a mesma esquadra ter sido assaltada durante a noite, numa altura em esta que ficou temporariamente encerrada. Face ao pouco reduzido efectivo da PSP nos Açores, é habitual as esquadras fecharem quando os agentes saem para serviço.

O suspeito foi interrogado no Tribunal da Ribeira Grande e libertado. De acordo com fonte policial, terá explicado ao juiz que pretendia roubar uma arma da esquadra para se suicidar.

Em Novembro do ano passado, o PÚBLICO noticiou que várias esquadras da PSP nos Açores e na Madeira colocam frequentemente nas suas portas o aviso “esquadra encerrada para resolução de ocorrência complexa”. E se outro cidadão a precisar da polícia for surpreendido por uma esquadra fechada? “Se for urgente contacte o 112. Pedimos desculpa pelo transtorno causado”, responde o aviso.

Sugerir correcção
Comentar