Meteorologistas deixam de nos dizer na televisão se faz sol ou chuva

RTP era o único canal de televisão que tinha informação sobre o estado do tempo apresentada por especialistas.

Foto
Teresa Abrantes apresentou o último boletim meteorológico RTP

Há sete anos, os meteorologistas regressavam à RTP para nos informarem sobre o estado do tempo após uma ausência de 17 anos. Esta quarta-feira, a informação meteorológica despediu-se de novo da estação pública de televisão, o único canal que ainda tinha este serviço.

O último boletim foi apresentado por Teresa Abrantes às 9h15 no programa Bom dia Portugal. Depois das previsões para hoje, a meteorologista há 35 anos, e também directora do Departamento de Meteorologia e Clima, deixou algumas palavras de despedida depois de anunciar que “chegou o bom tempo”. “Lamento que Portugal volte a ser um dos poucos países da Europa, senão o único país da Europa, que não tem um meteorologista a apresentar a informação meteorológica, pelo menos num dos canais de televisão”, disse.

Em 1990, a RTP suspendia a apresentação do boletim meteorológico para o retomar em Março de 2007. Nessa altura, o Instituto de Meteorologia, agora Instituto Português do Mar e da Atmosfera, conseguia que a informação que produzia deixasse de ser disponibilizada só através de mapas e apresentada pelas então chamadas “meninas do tempo” ou pelos pivôs dos telejornais.

Cinco meteorologistas passaram a apresentar as previsões do estado do tempo no âmbito de um protocolo com a RTP, no programa Bom dia Portugal.

Sugerir correcção
Comentar