Menos 7743 candidatos ao ensino superior no final das três fases

O concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano está definitivamente encerrado e registou uma redução global de 7743 candidatos face ao ano passado.

Foto
O total de candidatos ocupa apenas 17% das 9500 vagas ainda disponíveis na terceira fase Dato Daraselia

A 3ª fase de candidaturas a um lugar nas universidades e institutos politécnicos públicos confirmou a menor afluência verificada nos momentos anteriores do concurso, com menos 1635 concorrentes em relação a 2012. Este número de estudantes chegará apenas para ocupar pouco mais de um sexto das vagas que ainda estavam disponíveis nas instituições públicas.

A última fase do concurso nacional de acesso terminou com um total de 3744 candidatos. Habitualmente, esta é já a menos concorrida das três oportunidades que os estudantes têm para garantir um lugar no ensino superior, mas este ano teve uma quebra de 30% face ao ano passado, mantendo deste modo a tendência de redução da procura do ensino superior público no novo ano lectivo. Na primeira fase, que decorreu até ao início de Setembro, já tinha havido uma quebra de 4659 candidatos, que foi a segunda maior diminuição da última década, apenas batido pelo concurso de 2011 em que houve menos 5206 candidatos.

A esta redução do número de candidatos na fase mais concorrida, há que acrescentar os 1449 alunos a menos que se apresentaram à segunda fase o que com a quebra de 1635 candidatos verificada esta semana faz ascender a 7743 o número de estudantes a menos que concorreram ao ensino superior em relação ao ano passado.

A terceira fase do concurso de acesso terminou à meia-noite de segunda-feira, cinco dias depois do seu início. O total de candidatos ocupa apenas 17% das 9500 vagas ainda disponíveis na terceira fase na generalidade das instituições públicas.

Terminado o concurso nacional de acesso, para se conhecer o número total de novos alunos no ensino superior, ainda faltam contabilizar os concurso e regimes especiais de acesso que, na maioria das universidades e institutos politécnicos, se prolongam pelos próximos dias. No ano passado, estes concursos e a terceira fase ainda levaram mais 15 mil estudantes para o sistema de ensino superior. Escolas e MEC manifestaram a expectativa de que a tendência se confirme este ano, apesar da nítida quebra no concurso nacional de acesso.

Sugerir correcção
Comentar