Menor abandona filho recém-nascido no hospital de Viana do Castelo

Bebé, do sexo masculino, nasceu na madrugada de quinta-feira passada.

Foto
Os bebés prematuros correm riscos acrescidos de saúde Fundação Gates

Uma menor de 16 anos foi "levada" no sábado, pela mãe, do hospital de Viana do Castelo "sem alta hospitalar e abandonando o filho recém-nascido", disse nesta terça-feira à Lusa a directora do serviço de obstetrícia.

De acordo com Paula Pinheiro, o bebé, do sexo masculino, nasceu na madrugada de quinta-feira passada.

A responsável explicou que a jovem mãe "foi sinalizada pelos serviços sociais assim que deu entrada no hospital".

"O caso foi comunicado à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) de Viana do Castelo e foi retardada a alta hospitalar para que a situação fosse apurada", adiantou.

Sábado, a avó do recém-nascido, "apercebendo-se" da dificuldade em obter a autorização médica "levou a filha, abandonando o bebé em cima da cama do quarto" pouco depois de "lhe terem dado banho".

"Estiveram as duas a dar banho ao bebé. Aproveitaram o curto espaço de tempo em que a enfermeira se ausentou para desaparecer. Quando a enfermeira regressou para dar apoio para vestir o bebé, já não estavam no quarto", explicou.

De acordo com Paula Pinheiro, ambas "fizeram várias perguntas às enfermeiras sobre a pulseira electrónica colocada no recém-nascido".

A responsável suspeita que a "intenção inicial não seria abandonar o recém- nascido mas as informações que receberam das enfermeiras sobre o alarme que a pulseira do recém-nascido accionaria, caso passassem a porta do serviço de obstetrícia, acabou por levar a essa situação por receio de serem detectadas".

O caso foi de "imediato" comunicado à PSP e por "ordem judicial" o recém-nascido "foi hoje entregue ao Berço, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que acolhe bebés e crianças em risco".

 

Sugerir correcção
Comentar