Menção honrosa para jornalista do PÚBLICO com trabalho sobre cancro

Prémio de Jornalismo 2014 da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Foto
O trabalho da jornalista do PÚBLICO conta a história da Susana Lousada, 41 anos (na foto) Daniel Rocha

Tem como título: Maria teve cancro e a mãe sentiu falta de ouvir: ‘Estes são os seus direitos’. O trabalho da jornalista do PÚBLICO Maria João Lopes, publicado em Agosto, mereceu uma menção honrosa do júri do Prémio de Jornalismo 2014 da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A reportagem vencedora chama-se o Mapa do cancro, da jornalista Lúcia Gonçalves, da SIC.

O concurso da Liga resulta de uma parceria com a Sanofi Pasteur, MSD, S.A. e visa premiar trabalhos jornalísticos em língua portuguesa sobre temas relacionados com oncologia.

O trabalho da jornalista do PÚBLICO conta a história da Susana Lousada, 41 anos, mãe de Maria, uma criança a quem, quando tinha 13 meses, diagnosticaram um tumor na cabeça. Esta mãe foi apenas uma das que se confrontou com a falta de informação e os problemas causados pela legislação dispersa que consagra os direitos do doente oncológico, em geral, e das crianças com cancro e suas famílias, em particular.

O júri, que considerou que “os trabalhos que foram a concurso este ano tinha excepcional qualidade”, decidiu atribuir mais duas menções honrosas a Negócio da Esperança, de Isabel Maria Pereira Santos (RTP), e a Mães Guerreiras, de Lara Andreia Serra dos Santos (TVI).

Sugerir correcção
Comentar