Médicos dão consultas gratuitas no interior de Bragança

Projecto deverá começar a ser alargado a outras zonas do país no Outono

Foto
Melanie Map's

Um grupo de médicos voluntários está a dar consultas gratuitas, de várias especialidades, no interior do distrito de Bragança, para que os cidadãos não tenham que se deslocar aos hospitais dos centros urbanos.

"Fazemos cirurgias e outros tratamentos e resolvemos alguns problemas de saúde a uma população muito envelhecida como é a das zonas interiores do país, e que de outra forma teriam dificuldade em se tratar", explica um dos mentores do projecto, António Massa, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia. Dermatologia, cirurgia, urologia, ginecologia, ortopedia e pneumologia estão entre as especialidades disponibilizadas.

O trabalho está em curso em Freixo de Espada à Cinta, havendo um projecto para o alargar a outras zonas do país que deverá estar concluído no próximo Outono. Para isso, os clínicos abdicam de parte dos seus tempos livres. Os médicos estiveram em Mogadouro e Vimioso num fim-de-semana e atenderam "algumas centenas de pessoas", não só nos centros de saúde mas também em lares de idosos.

"Só numa manhã e no centro de saúde de Mogadouro foram vistas pelos oito médicos 86 pessoas", descreve António Massa. "Assim conseguimos evitar as deslocações aos hospitais de referência, criando algum conforto às pessoas mais idosas". O ortopedista José Carlos Noronha diz que as lesões degenerativas são a grande causa de incapacidade das pessoas mais velhas. "Nestas zonas desfavorecidas do interior, as artroses são o principal problema com que me deparo", conta o especialista.

A população mostra-se satisfeita, como não podia deixar de ser. “Foi uma grande iniciativa, já que não temos grandes oportunidades de nos deslocar ao Porto. E depois somos encaminhados para os respectivos médicos de família", refere Eugénia Baltazar, enquanto aguarda a sua vez para ser atendida.

O presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, afirma que as deslocações destes especialistas dão pouca despesa em termos de logística e que o resultado é garantido. "Qualquer pessoa fica agradada quando médicos deste gabarito se deslocam às nossas terras para fazerem um trabalho meritório e de forma gratuita", enfatiza o autarca.

Sugerir correcção
Comentar