Mau tempo nos Açores atinge casas e estradas

Chuva forte afectou todo o arquipélago causando mais estragos na ilha de São Miguel

Foto
Nos primeiros dias de Janeiro já choveu o mesmo que aquilo que é habitual para todo o mês Michael Dalder/Reuters

O presidente da Protecção Civil dos Açores afirmou esta quinta-feira que a chuva forte provocou "bastantes danos materiais" em estradas e em habitações, na freguesia da Pedreira do Nordeste, em São Miguel, e as autoridades tentam repor "rapidamente" a normalidade. "A zona com mais estragos e a zona mais afectada é na ilha de São Miguel, na freguesia da Pedreira do Nordeste, em que houve a necessidade de realojamento de três famílias. Há bastantes danos materiais, tanto nas vias de comunicação, como em habitações", disse o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), José António Oliveira Dias, em declarações à agência Lusa.

O responsável adiantou que "se mantêm os constrangimentos em termos das vias de comunicação e habitações, que não podem ser ocupadas". "Esse é o cenário e estamos a tentar a recuperar a situação para voltar à normalidade", disse José Dias, indicando que existem também danos "na parte da iluminação pública", mas que "já estão a ser intervencionados".

Na ilha Terceira, e segundo o presidente da Protecção Civil dos Açores, "registaram-se cerca de 30 ocorrências, com maior incidência na zona da Terra Chã, mas de pequena dimensão", nomeadamente intervenções "em alguns anexos" de moradias e "pátios e nas vias públicas, mas sem quaisquer danos pessoais".

"Repor a normalidade no concelho do Nordeste o mais rapidamente possível é uma das prioridades, asseguradas que estão as situações da protecção humana", salientou o responsável da Protecção Civil nos Açores, acrescentando que "neste momento não existem ocorrências activas".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou o nível de aviso para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro. De acordo com o IPMA, o aviso laranja referente a precipitação vai vigorar nos grupos ocidental, central e oriental até às 18h.. As nove ilhas dos Açores estão ainda sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, por causa das previsões de trovoada.

As previsões apontam para uma melhoria gradual do tempo, nos Açores, a partir de sexta-feira.

Num aviso emitido esta manhã, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que "permanecem as condições de forte instabilidade atmosférica em todo o arquipélago" e recordou que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados", pelo que, "em particular nas zonas mais vulneráveis", recomendou "a observação e divulgação das principais medidas de autoprotecção para estas situações".

Devido ao mau tempo, três famílias foram retiradas das suas casas durante a madrugada no lugar da Pedreira, concelho do Nordeste, tendo havido populações que chegaram a estar isoladas, segundo disse à agência Lusa o presidente da Câmara. Além disso, várias estradas e caminhos ficaram obstruídos, soterrados e danificados.

 

 

Sugerir correcção
Comentar